Tornando-se história: o Monte de escalada livre. Probóscide em um dia

As lâminas do Hughes 500D azul royal giraram acima da minha cabeça. Eu mal conseguia respirar o ar varrido pelo vento enquanto descarregava bolsa após bolsa na superfície rochosa e congelada. Quando o helicóptero decolou, encolhi-me no chão, meu olhar fixo no terreno que seria o nosso mundo nas próximas três semanas. Não havia grama, nem árvores, nem um único ponto fraco em toda a bacia; em vez disso, havia neve, gelo, pedras de granito de tamanhos variados e o Monte de 2.000 pés. Probóscide - a razão de estarmos aqui. Havíamos viajado como uma equipe de quatro até a fronteira isolada dos Territórios do Noroeste e Yukon por meio de uma série de aeronaves - nenhuma das quais veríamos novamente até que viessem nos buscar. Estávamos a cerca de 80 milhas dos sinais de habitação humana mais próximos, por conta própria com o objetivo de estabelecer uma nova rota livre até Probóscide, além de repetir outra.

Primeira vista do heli da parede de 2.000 pés que estávamos aqui para escalar

Nos meses que antecederam a este momento, houve muita conversa e hesitação da minha parte em me comprometer com a viagem. Eu nunca tinha participado de uma expedição antes - com certeza já havia escalado bastante em condições frias, escalado algumas paredes grandes e estado em alguns lugares bastante remotos, mas nunca nessa escala. Com menos experiência neste tipo de ambiente, e como a única mulher, eu estava preocupada em ser o elo mais fraco - que eu não seria capaz de lidar com o ambiente, que eu não gostaria, que seria também frio, muito difícil, muito. Minha mente mudou diariamente até que finalmente decidi que não poderia deixar passar a oportunidade ou a aventura.

Os dias foram passando com cada tempestade que passava. Nós lutamos contra rajadas de chuva e neve - confinados em nossas barracas e cozinha de lona - passando o tempo com palavras cruzadas, histórias de Cormac McCarthy, jantares de curry, festas de pizza no estilo expedição e garrafas de uísque até que uma pausa no clima apareceu. Vinte dias depois, meu marido, Ben Ditto, e eu estávamos no topo do Monte. Probóscide. Tínhamos acabado de fazer uma subida totalmente gratuita da Variação da Rota Original (Mulheres no Trabalho) - grau VI 5.12 R. Levamos 17 dias e três tentativas para que isso acontecesse. O tempo já nos havia mudado e nos acostumamos bastante com a escalada fria e úmida e também com a possibilidade de recuar. Contanto que estivéssemos preparados, estaríamos bem, então em nosso kit de escalada do dia, além de comida e água, carregamos jaquetas, casacos de chuva, teias, analgésicos, fita adesiva e uma faca - porque nunca se sabe.

Acampamento base e nossa casa por 17 dias

Enquanto estávamos no topo da parede, deleitando-nos com sua grandeza e a vasta extensão de geleiras e picos que se estendiam até onde a vista alcançava, sabíamos que estávamos apenas na metade do caminho - tínhamos que descer agora. Teríamos que descer toda a formação, puxando nossas cordas e enfiando-as nas âncoras estabelecidas à medida que avançávamos, para voltar ao solo. Esperançosamente, poderíamos descer a parede com facilidade, pois levamos 13 horas para subir e já estava quase escuro agora. Não haveria espaço para nenhum erro grave.

Os primeiros 13 rapéis foram surpreendentemente bem, além de uma pedra do tamanho de uma bola de beisebol que eu chutei da parede, batendo no capacete de Ben (felizmente ele estava bem) e alguns truques de corda para evitar qualquer obstáculo. Três horas se passaram desde que começamos o rapel. Estávamos a fazer um bom tempo e sentimo-nos um pouco à vontade à medida que descíamos os primeiros cinco arremessos do percurso, território que nos tinha familiarizado por já o termos subido três vezes.

Essas seções tinham corrido com uma das águas mais frias da terra e tínhamos as mãos, os braços e as pernas presas nessas fendas enquanto subíamos a parede. Na descida, tentamos evitar a umidade o máximo possível; tivemos nossa parte justa de seu comportamento gelado. Havia apenas mais três longos rapéis no chão. E estávamos sentindo um pouco de euforia agora que o terreno estava à vista.

Katie em ascensão

Quando nos amontoamos na âncora puxando nossas cordas, elas ficaram presas. Eles não se moveram.

Puxamos com mais força. Nós os jogamos ao redor, esperando que eles se soltassem. Nada, exceto uma sensação geral de devastação. Olhamos um para o outro, olhamos para cima. Ao nosso redor estava a escuridão, nossos faróis apenas iluminando o espaço imediato ao nosso redor, sua luz desaparecendo na parede. Podíamos apenas distinguir o padrão azul e verde do náilon serpenteando para cima e ao redor de uma série de lascas salientes cerca de 15 metros acima e à direita. Nunca tivemos problemas para descer aqui antes, mas agora parecia que nossas cordas estavam enroladas nessa bagunça. Estávamos presos lá no escuro, na água, nossos amigos dormindo no acampamento base, o resto do mundo a centenas de quilômetros de distância.

Tínhamos duas opções: um de nós poderia escalar novamente este campo encharcado e possivelmente separar os pedaços de corda presos, ou podíamos cortar a corda e continuar com o que restou. Era por volta de uma da manhã, estávamos cansados, com frio e nenhum de nós conseguiu reunir forças para voltar a subir. Fomos para a opção dois e saiu a faca. O metal afiado cortou a corda e esperamos pelo melhor, pois ela saltou para cima e desapareceu. Uma pilha de cordas desceu aos nossos pés, consistindo em uma corda completa de 70 metros e o que acabou valendo apenas cerca de 50 pés da outra linha. Amarrar os dois seria inútil - seria melhor usarmos uma corda de 70 metros. Aliviados com o cenário da corda presa, prosseguimos com nossa descida.

Com frio e exausto depois de uma terrível descida no escuro

No entanto, nossa fila não era longa o suficiente para descer até os três rapéis estabelecidos restantes. O alarme veio sobre nós. Tudo o que queríamos era estar de volta em nossas barracas com a promessa de calor e conforto. Mas, como nossa linha não era longa o suficiente para alcançar as âncoras do rapel, tivemos que construir âncoras intermediárias, deixando algum equipamento e teia na parede. Isso levou mais tempo, paciência e consciência. Com os olhos turvos e os dedos inchados, partimos para a próxima tarefa de colocar o equipamento em rachaduras e fissuras e equalizá-los com correias e, finalmente, prender um mosquetão a eles para que pudéssemos passar a corda por ele para descer. Uma tarefa simples que é uma prática padrão para nós, mas algo que parecia uma tarefa árdua durante nossas 17 e 18 horas de uso de arreios, cuja pressão cortava nossas pernas e quadris, fazendo nossos corpos gritarem por libertação. parede.

Os últimos 150 metros - algo que deveria ter levado cerca de uma hora - se transformaram em cinco rapéis em três horas. No último rapel, cansados ​​e cansados ​​demais para construir e deixar mais uma âncora intermediária, fixamos nossa corda de 70 metros na âncora existente e a usamos como uma única linha até o solo. Seu comprimento total se esticou, dando-nos nossa fuga final para o mundo abaixo. Por volta das 4 da manhã, finalmente estávamos de volta ao solo rochoso. Levamos seis horas para descer. Nós nos despojamos de arreios e capacetes, esticamos nossos corpos cansados, bebemos nossos goles de água restantes e cambaleamos para o acampamento com a sombra projetada pela lua do Monte. Probóscide nas nossas costas.

O sol brilhou forte no dia seguinte - aquecendo nosso mundo frio. A emoção de nossa realização me impediu de dormir muito naquela manhã. Fiquei orgulhoso de mim mesmo por ter optado por fazer parte da expedição. Tínhamos nos tornado o segundo grupo na história do lugar, que remonta a 1963, a escalar o Monte livre. Probóscide em um único dia - uma experiência verdadeiramente rara e única. Eu estava orgulhoso por ter sido capaz de deixar de lado todo o medo e preocupação com o que aconteceria se os desconhecidos e me colocasse lá fora.

Assista o vídeo: ESCALEI A MAIOR MONTANHA COM MEU AMIGO ROBLOX!