Remando canoas 2.600 milhas em todo o Canadá

Desde que comecei a praticar canoagem, aos 16 anos, minha cabeça ficou cheia de rotas de remo. Viagens de sonho e listas do balde com os nomes dos rios canadenses clássicos. Acima de tudo, gostava de pensar em longas rotas que conectassem várias bacias hidrográficas. Os melhores passeios de canoa sempre cruzam uma altura de terra.

Todas as fotos: Autor

Desenvolvi o hábito de olhar para mapas como as pessoas olham para quebra-cabeças. O desafio é ir do ponto A ao ponto B. Para fazer isso, tenho algumas pistas, como rios e hidrovias bem conhecidos - então cabe à minha imaginação fazer o resto do trabalho.

Um dia, eu estava trabalhando em um desses quebra-cabeças. Eu estava curioso para saber se alguém poderia canoar da costa do Alasca, através dos territórios do norte do Canadá, até a Baía de Hudson. Juntei rios, escrevi e-mails, olhei mapas. O maior obstáculo seria, sem dúvida, subir as Montanhas Rochosas de canoa. Olhei para alguns cursos de água e me convenci de que era possível. Em questão de horas, traçei uma rota que ia de oceano a oceano e cruzava as Montanhas Rochosas. Foi a rota de canoa mais grandiosa que já planejei.

Mas foi um sonho de um sonho. Eu não tinha ideia de quando poderia fazer essa viagem, ou se algum dia faria. Pode até não ser possível. Quando contei a rota ao meu amigo Winchell Delano, que costumava remar, sua resposta foi que precisávamos fazê-lo. A ideia de realmente partir para esse sonho imenso parecia absurda. Mas Winchell o empurrou para a realidade. Começamos a planejar, recrutamos mais dois amigos e colegas remadores, resolvemos a logística e, em 8 de maio de 2012, Winchell Delano, Steve Keaveny, Matt Harren e eu partimos em nossa expedição de 130 dias e 2.600 milhas.

Subindo as Escadas Douradas

A expedição de canoa começou sem canoas. Nossos dois barcos e equipamento de remo nos esperavam do outro lado das montanhas, nas cabeceiras do rio Yukon. Para alcançá-los, caminhamos por Chilkoot Pass, seguindo a mesma rota que milhares de garimpeiros viajaram há mais de cem anos. Enquanto subíamos, flutuamos no topo de 25 pés de neve, escalamos encostas marcadas por avalanches e nos esgueiramos pela alfândega canadense, que não estava tripulada e estava enterrada na neve.

Lago Narres, cabeceiras do rio Yukon

Após uma semana de trekking pelas montanhas chegamos às nossas canoas, animados para remar. Mas isso não aconteceria. A série de lagos que comprometem as cabeceiras do Yukon estava obstruída com gelo podre, muito espesso para quebrar ou remar, mas muito quebradiço para ser capaz de ficar em pé. Estávamos equipados com roupas secas de expedição Kokatat, o que nos permitiu mover sobre o gelo instável e permanecer seco, apesar das muitas vezes que quebramos.

Arrastando no Lago Marsh

Ao planejar a viagem, eu sabia que tínhamos uma pequena janela para completar o percurso. Como os fuzileiros navais, tínhamos de ser os primeiros a entrar e os últimos a sair. Isso significava começar muito cedo e terminar tarde no que foi uma aposta contra as primeiras tempestades de inverno. Com nove dias de viagem, acordamos com trinta centímetros de neve. Isso retardou consideravelmente nosso progresso. Na semana seguinte, chegamos ao rio Yukon propriamente dito, que estava livre de gelo e tinha uma corrente que nos impulsionou rapidamente para onde o maior desafio da expedição nos esperava.

Subindo no Pelly

Desde o momento em que imaginei a rota pela primeira vez, sabia que a parte mais difícil da viagem seria remar rio acima para subir a Divisória Continental. Não percebi como isso seria difícil até que começamos nossa jornada pelo rio Pelly. Estávamos trabalhando contra um rio que corria continuamente a cinco milhas por hora. Nós nos engajamos em uma tarefa absurda, e repetidas vezes cruzávamos o rio de um lado para outro, procurando aquele breve trecho de água parada na curva interna.

Pelly inundada

Quando começamos, a neve cobria lindamente as montanhas ao redor. Agora a neve estava derretendo. Todas as noites eu colocava uma vareta na linha de água e pela manhã a água havia subido 4-6 polegadas. As linhas costeiras desapareceram e as florestas foram engolidas pelo rio. Nem é preciso dizer que isso só tornava a viagem mais difícil.

O Ross

Após 25 dias no Pelly, viramos para o norte em seu afluente, o rio Ross. Embora o Ross tivesse significativamente menos água, era muito mais íngreme. Passamos a maior parte dos dias fora dos barcos, caminhando por corredeiras cheias de pedras e manobrando em águas bravas violentas.

Ross River

O progresso diminuiu. Estávamos contando em fazer pelo menos dezesseis quilômetros por dia, e eram milhas conquistadas com muito esforço. Mas à medida que avançávamos nas montanhas, o rio se tornava mais íngreme e lutamos para fazer seis ou oito.

À medida que as viagens se tornavam mais árduas, o tempo piorava. Fomos dormir na chuva e acordamos na chuva. As temperaturas caíram para pairar um pouco acima de zero, e um frio úmido atingiu nossos ossos. Além disso, mergulhamos em águas que 20 horas antes estavam congeladas em uma geleira ou campo de neve. A viagem lenta e fria estava nos esgotando. Mas a cada dia estávamos chegando mais perto da Divisão Continental, onde a gravidade começaria a trabalhar conosco.

Rock Gardens, rio South Nahanni

10 de julho de 2012 foi um dos melhores dias da minha vida. Foi o dia em que portamos três milhas além do Divide e alcançamos as cabeceiras do rio South Nahanni. Não apenas estávamos prestes a descer um dos rios mais famosos e bonitos do mundo, mas após 43 dias de viagem rio acima, finalmente estaríamos descendo o rio. O Nahanni superior, retratado aqui, tinha 80 quilômetros de corredeiras de Classe II-III quase contínuas que caíam a uma média de 30 pés por milha.

Rio Nahanni do Sul

Após três dias de corredeiras e uma quantidade exaustiva de adrenalina, seguimos o South Nahanni até um esplêndido vale de montanha. O rio é justificadamente famoso e está na lista de desejos de quase todos os remadores. Em relação aos rios do norte, é lotado de grupos de jangadas e canoas. Como Steve disse, muitos elogios extravagantes foram dados aos Nahanni, mas todos esses elogios estão aquém do quão incrível é o rio.

Primeiro cânion, Rio Nahanni do Sul

Depois de Virginia Falls, que a 300 pés tem o dobro da altura de Niagara, o South Nahanni atravessa uma série de cânions. Para nós, o rio era ainda mais majestoso porque levamos 58 dias tentando chegar. O Nahanni nos reviveu. Isso renovou nosso senso de por que estávamos aqui e fortaleceu nossa determinação de completar a rota com sucesso. Quando remamos ao largo do Nahanni, era quase agosto e ainda tínhamos 2.100 milhas para remar.

Great Slave Lake

Deixamos Nahanni e as montanhas pelas florestas planas do meio-continente. Uma paisagem sem características de lama e grandes águas. Fomos até o Lago Great Slave, o décimo maior corpo de água doce do mundo. Remamos por toda a distância leste-oeste, mais de 300 milhas. Ondas do tamanho do oceano podem surgir em questão de minutos; alternativamente, o lago pode ficar completamente parado e se estabelecer em uma calma espelhada.

Para as terras estéreis

Das margens orientais do Lago Grande Escravo, transportamos para as terras áridas. No final da temporada, a temperatura caiu drasticamente e estávamos sob a constante ameaça de uma tempestade que poderia muito bem durar até o inverno. 109 dias após a partida, transferimos para o rio Hanbury. Esta foi a terceira e última altura de terreno na rota. O Hanbury fluiu para o Thelon, e o Thelon para o Chesterfield Inlet na Baía de Hudson. Depois de subir e descer, depois subir e descer novamente, poderíamos finalmente dizer que tudo estava em declive a partir desse ponto.

Manhã arco-íris

Na segunda semana de setembro, remamos 200 milhas através de Chesterfield Inlet. A terra era brilhante, coberta de tons vermelhos e amarelos do outono e da geada do inverno que se aproximava. A 100 milhas da baía encontramos marés de 14 pés. Acordamos antes do nascer do sol e montamos acampamento no escuro. O tempo manteve-se firme e fizemos longos dias, o que, após 125 dias de trilha, significava mãos doloridas e o bumbum cada vez mais dolorido. Em 14 de setembro de 2012, remamos sobre as ondas que ondulavam na baía e chegamos à pequena cidade de Chesterfield Inlet. Pela última vez, saímos de nossos barcos. A viagem havia chegado ao fim.

Os meninos no rio Ross

A partir da esquerda: Steve Keaveny, Matt Harren, Winchell Delano, Pete Marshall