Como fotos estranhas de animais de estimação aproximaram minha família

Estive em casa três vezes desde que me mudei para o exterior, há cinco anos. As duas primeiras vezes foram para casamentos, mas em janeiro mamãe teve um susto de saúde e alguns dias depois eu estava em um avião com destino à Carolina do Norte vindo da Alemanha. Esse sentimento de "não estar lá em momentos de necessidade" é, sem dúvida, uma das desvantagens da vida de expatriado. Felizmente, os exames do hospital deram negativos e, quando cheguei, ela se recuperou totalmente.

Nos dias seguintes, mamãe e eu demos longas caminhadas. Ela cozinhava suas tripas todos os dias. Um dia, durante o almoço, estávamos discutindo minha resolução de ano novo de escrever três livros este ano. Foi quando mamãe sugeriu que eu colocasse os cachorros na capa de um livro que terminei recentemente, um guia de viagens dedicado a festas em Düsseldorf. Ela sugeriu os cachorros porque eu os escrevi com o pseudônimo de “Guia para animais de festa”. Durante toda a semana, procurei fotos de capa online, mas nada que encontrei parecia certo.

Então, decidi aceitar a oferta da mamãe como um sinal.

“Jeeze, Olive,” mamãe disse para o chihuahua. "Você parece uma vagabunda."

A cachorrinha branca ergueu a pata dianteira e estremeceu. Ela usava um colar de contas verdes, do tipo jogado para alunos sem camisa no Mardi Gras. Claro, o comentário da vagabunda era sobre a maquiagem que mamãe colocara nela: bochechas rosadas e vermelhas e severas sobrancelhas desenhadas a lápis que pareciam ter sido aplicadas em um automóvel, talvez uma picape, rolando por uma velha estrada de terra.

Josie, o Boston terrier da minha mãe, estava vestida de forma mais conservadora, usando uma gravata de seda turquesa com um nó frouxo em volta do pescoço.

Foto: Autor

A sessão de fotos aconteceu na mesa da sala de jantar. Colocamos uma toalha de mesa branca sobre uma caixa, colocamos um prato de salsichas alemãs com pão, uma garrafa de Beck's, uma pequena caneca de estanho e duas demitasses que, ao lado dos cachorros, pareciam xícaras de café de tamanho normal. Pelo visor, você poderia jurar que estava em um restaurante alemão. As salsichas não eram realmente salsichas alemãs, mas salsichas italianas que estavam na geladeira há algum tempo.

“Eles são meio viscosos”, minha mãe disse. "Eu ia jogá-los fora de qualquer maneira."

Pegamos os cachorros e os posicionamos no jantar. Escolhemos tirar as fotos na mesa da sala de jantar porque a iluminação era boa. No entanto, por nunca terem ido ao Where The Humans Chow Down, os cães pareciam muito apreensivos. Eles tremiam, as orelhas voltadas para trás. Meu pai usou um brinquedo que chia (o som agudo faz seus ouvidos animarem) e, eventualmente, eles aceitaram que não tínhamos planos de comê-los.

Capturar a foto certa exigia que as orelhas dos cães estivessem para cima. Caso contrário, eles apenas pareciam tristes. Conseguir isso exigiu coordenação e tempo preciso entre o fotógrafo e o operador do squeaker. As orelhas dos cães subiam e desciam em correlação direta com o som do guincho, então o fotógrafo teve que tirar a foto exatamente quando o guincho chegasse ao clímax. Mamãe é uma fotógrafa decente, mas a velocidade do obturador necessária para capturar este momento foi a mesma usada para capturar balas velozes.

Ofereci meu conselho, mas não sei nada sobre fotografia, e o que sugeri me pareceu muito ridículo.

“Tente um ângulo diferente,” eu disse a ela. “Suba em uma cadeira.” Depois de 30 fotos, comecei a questionar suas habilidades. Mas faltava algo nas fotos, uma certa ... mágica, por falta de palavra melhor, que simplesmente não estava lá. “Faça parecer que eles estão se divertindo”, disse à mamãe.

Ela me entregou a câmera. “Aqui,” ela disse. "Divirta-se."

O Boston terrier estava indo bem, mas Olive estava sendo uma desmancha-prazeres completa. Tentar fotografar um chihuahua trêmulo é o suficiente para fazer você puxar os cabelos: você simplesmente fica com um borrão branco fora de foco olhando para você com olhos escuros de pena, colocados sob os arcos de sobrancelhas selvagens e chocantes.

Parecia que ela pertencia a uma caixa de leite.

Terminamos a filmagem antes do jantar e mamãe cortou pedaços de linguiça para dar aos cachorros como reparação.

Nem é preciso dizer que, no que diz respeito a uma foto de capa utilizável, a sessão de fotos foi um fracasso total. No entanto, as horas que passamos tentando realizá-lo não foram uma perda total. Naturalmente, fiquei frustrado, mas quando superei isso, senti uma grande sensação de gratidão por ter passado a tarde com meus pais.

Nunca fui o tipo de finais sentimentais, mas talvez tenha sido necessário me mudar para o exterior para realmente apreciar cada momento que passo com eles. E daí se a sessão de fotos foi um fracasso. O importante é que falhamos juntos, como uma família. Suponho que seja uma daquelas lições que vem com a maturidade: as coisas menores saem do quadro. As coisas que realmente importam começam a entrar mais em foco.

Dizem que você não pode voltar para casa, mas em momentos como este, não consigo imaginar nenhum lugar que gostaria de estar.

Assista o vídeo: DUBLAGEM - Criança disputando quem tem mais poderes meme de animais engraçados