Como me tornei viciado em escalada na Coreia

No último fim de semana de março, pegamos um trem ao sul de Seul. Meu companheiro de viagem e eu tínhamos mochilas cheias de material de acampamento, roupas e comida. O trem estava um pouco mais falante do que o normal - as pessoas aqui geralmente viajam quase em silêncio por respeito aos companheiros de viagem -, mas era cedo o suficiente para que poucas pessoas pudessem dormir.

Na parte norte do país, a paisagem ainda não tinha sacudido o inverno. Árvores sem folhas. Campos estéreis. Tudo cinza. Mas depois de cerca de 2 horas, quando cruzamos para a região de Jeolla, o país deu sinais de vida. O arroz brotou nos hambúrgueres e flores brancas floresceram nas árvores frutíferas.

Pouco depois do meio-dia, chegamos à estação Gurye em South Jeolla, o canto sudoeste da península. Nós almoçamos de bibimbap com vegetais frescos, arroz, pasta de pimenta vermelha e o bom kimchi de fermentação longa e artesanal que é difícil de encontrar nos restaurantes de Seul.

Tivemos alguns problemas para conseguir um táxi devido a um festival de primavera na cidade, mas com o tempo pegamos uma carona, atravessamos o rio e entramos em uma vila com cerca de uma dúzia de pequenas casas. O motorista nos deixou na boca de um desfiladeiro. Caminhamos passando por um cachorro Jindo amarrado e dois quartos de dormir, por um pequeno riacho e por um caminho de grama, árvores no alto e, além das árvores, penhascos de pedra. Logo podíamos ouvir nossos amigos nos chamando da rocha.

À frente, a trilha se abria para uma piscina na base de uma cachoeira. Tendas armadas perto da água. O som da água jorrando sobre a rocha e espirrando na piscina. A ação da cachoeira havia formado as falésias de ambos os lados que permitiam as múltiplas rotas de escalada que tentaríamos nos próximos dois dias.

Eu não era um alpinista, mas em minha experiência anterior com o grupo demográfico, eu os achei ativos, focados, positivos e aventureiros. Este grupo não era diferente. Eles estavam ansiosos para ensinar o básico a mim e a meu amigo. Apesar de sermos novatos, nos sentíamos em boas mãos.

Eu tentei de uma maneira. Quase caí.

De acordo com meus amigos escaladores, a Coreia do Sul é um ótimo lugar para praticar esportes. O país é mais de 70% montanhoso, com escaladas em todas as províncias. Ginásios de rock e paredes artificiais são abundantes. Os coreanos são ativos, adoram fazer caminhadas, por isso faz sentido que também pratiquem escaladas. Naquele dia, uma dúzia ou mais de habitantes locais se juntaram a nós, todos amigáveis ​​e aparentemente experientes.

Minha primeira escalada foi a 5.10a. Um termo que aprendi no processo - do vasto léxico do esporte - foi “crux”, que neste contexto significa a parte mais difícil da escalada, o problema que você tem que resolver. Esta rota em particular era bastante simples no início, fácil apoio para as mãos e os pés, sem necessidade de movimentos dinâmicos. Até que cheguei à "geladeira".

Este foi o ponto crucial.

A geladeira pendia da rocha como um Maytag feito de pedra sólida. A ideia era seguir a fenda que levava até ele, encontrar porões nas áreas ao lado e atrás dele e passar por ele. Assim que eu conseguisse atravessar o Maytag, a escalada voltaria à sua dificuldade mais fácil.

Como minha técnica era pobre, confiei muito na força da parte superior do corpo e meus braços começaram a queimar rapidamente. Percebi como o esporte exige um foco na precisão, no posicionamento correto dos pés e das mãos, cada movimento contando para você ou contra você.

Eu tinha escalado cerca de 6 metros antes de chegar à geladeira. Eu não tenho medo de altura. Tenho medo de ficar preso na lateral de uma rocha, entrar em pânico, não conseguir respirar e ser teimoso demais para dizer "me deixa cair".

Mas sem o ponto crucial, a escalada não seria um desafio suficiente para ser divertida. Gosto de me colocar em situações difíceis, não pelo medo ou dor que esses momentos causam, mas pelo alívio que sinto quando os passo. Estar na encosta de uma montanha, muito além de uma distância segura do solo, e confrontar um difícil trecho de rocha dá a você esse medo.

Assim como quando você está surfando, a última coisa que você deve fazer é entrar em pânico, mas é exatamente o que seu corpo quer fazer. Sua freqüência cardíaca aumenta. Você ganha pernas de Elvis. Você começa a pensar que vai ficar cansado demais para continuar porque está segurando demais a rocha e as veias em seus antebraços parecem que podem explodir como um canudo de plástico enrolado se você bater nelas.

Eu tentei de uma maneira. Quase caí. Então, depois de mais algumas tentativas, finalmente consegui superar o Maytag. Alguns movimentos depois, eu estava tocando a âncora e havia concluído a escalada. Meu bom amigo na segurança embaixo me lembrou de dar uma olhada e apreciar a vista antes de descer.

Depois daquele momento, eu estava dentro. Há algo totalmente satisfatório em resolver um problema de escalada, o alívio disso. O esporte aprimora os elementos-chave de que precisamos em nossas vidas: força, coragem, precisão, persistência. Fiz mais algumas subidas naquela viagem e planejo fazer muito mais.

Assista o vídeo: 5 coisas brasileiras que os coreanos compram loucamente. Coreaníssima