Sobre como navegar em uma língua mais estrangeira

Eu estudo japonês todos os dias. Por pelo menos 30 minutos. Ainda não sou ótimo nisso, mas não sou uma merda. Posso marcar consultas de cabelo e solicitar validação de estacionamento. Posso dizer: "Está ensolarado agora, mas depois vai chover" e posso perguntar ao dono da mercearia: "Posso ter sacos de papel?"

Mas quando meus pais me visitaram nesta primavera, e nós pegamos um táxi da estação de Tóquio para o hotel deles perto do Palace, eu não pude traduzir para meu pai quando ele disse: “Este é o primeiro táxi em que estive não pode falar com o motorista. Estou triste com isso. " Eu não conseguia lembrar a palavra para "triste".

Ler é difícil. Posso escolher o kanji para a água nos bueiros do meu bairro, mas recentemente comprei algo que pensei que dizia cacau (chocolate) e realmente dizia ko-oi (café). E talvez pior do que isso, eu nunca teria sabido que era café se meu marido não tivesse me contado, depois que eu já tinha bebido. Tinha gosto de chocolate.

Eu tenho muito que aprender Eu colocaria meu nível de proficiência em: Sei o suficiente para pedir corretamente em restaurantes, conversar sobre amenidades com meus vizinhos (muito pequeno) e sair de uma emergência. Mas meu nível de leitura é 1ª série.

No mês passado, fizemos uma curta viagem a Taiwan, Tailândia e Hong Kong. Foi a primeira vez que deixei o Japão desde que nos mudamos para cá no ano passado. E foi estranho. O Japão foi o primeiro lugar que visitei onde a linguagem escrita e falada eram totalmente novas para mim. Acho que esqueci como é ser analfabeto funcional em um novo lugar. Agora me lembrei.

Em Taiwan, reconheci alguns caracteres do alfabeto kanji japonês, mas eles não significaram o que pensei que significariam. Acho que os sinais para "entrar" e "sair" eram os mesmos, mas os menus estavam faltando os hiragana fonéticos japoneses e katakana e eu não conseguia decifrá-los.

Quando chegamos e nos hospedamos em nosso pequeno apartamento alugado, nosso anfitrião escreveu as instruções para nós em inglês e depois em caracteres chineses, e fiquei chateado por não conseguir reconhecer nenhum. Em japonês, posso trabalhar hiragana e katakana, e conheço alguns kanjis básicos. Antes de nossa viagem, eu achava que meu nível de leitura era quase zero, mas estar em Taiwan, onde meu nível de leitura na realidade zero, fiquei um pouco mais confiante em minhas habilidades de leitura em japonês.

Então, assim que aprendi a dizer “alô”, “por favor” e “obrigado”, voamos para a Tailândia, onde tive que aprender essas frases novamente. E a linguagem escrita era completamente opressora, novamente.

Em nosso único dia em Bangkok, meu marido, um amigo e eu tiramos uma folga do sol quente de abril para tomar milkshakes em um café em frente ao Palace (que, aliás, era um dos lugares mais bonitos que eu Os templos cobertos de mosaicos coloridos fizeram meu marido me dizer: “Você sabia que seus projetos de arte são todos inspirados em templos tailandeses?”). No café, na mesa ao nosso lado, notei uma mulher com dificuldade para pagar a conta. A garçonete repetiu o preço algumas vezes e depois escreveu os números na condensação sobre a mesa. Quando finalmente clicou e a mulher entendeu, ela disse: "Xie, xie" obrigado em mandarim, o que eu entendi. Então eu entendi sua confusão. Então eu não pude acreditar que entendi o mal-entendido. Ficar aliviado ao ouvir uma frase em mandarim enquanto estava na Tailândia.

Havia inglês suficiente nos aeroportos e estações de trem para que não tivéssemos problemas para descobrir em qual terminal entrar ou qual trem pegar. Nós ficamos com um amigo em Bangkok que fala tailandês, o que facilitou muito as coisas para nós enquanto estávamos lá. Nunca me senti inseguro em nenhum lugar aonde fomos, mas sempre me senti desconfortável por não ser capaz de dizer mais do que "olá" ou "obrigado".

Em nosso penúltimo dia na Tailândia, meu marido e eu pegamos o trem noturno de Chiang Mai para Bangkok e ficamos acordados até tarde bebendo cervejas Chang e conversando. Somos bons em conversar uns com os outros sobre o que gostamos e o que não gostamos em um lugar. O que admiramos nas pessoas que conhecemos. Que mudanças podemos fazer em nossa vida real com base nas experiências de uma viagem.

Gostei do trem. No caminho para Chang Mai, eu estava com calor e confuso sobre nossos assentos e, em geral, deixei todas as partes móveis do nosso itinerário aumentarem a ansiedade por algumas horas, então não gostei. No caminho de volta para Bangkok eu estava relaxado. Notei as fazendas, cidades e selva além da janela, e comi cada pedaço do meu jantar com curry verde picante. Eu me perguntei de onde eram os mochileiros solitários, sorri para um garotinho que percorria o carro a cada 30 minutos e dizia “Sim, por favor” toda vez que o vendedor de cerveja passava.

Quando o homem no beliche em frente ao nosso saiu para usar o banheiro, meu marido se inclinou sobre a mesa e disse: "Ele é japonês". Meu marido é um detetive. Ele notou que quando estávamos estudando japonês em nosso livro didático, nosso vizinho olhou muito para nós e, mais tarde, estava lendo um livro com um título em japonês.

Eu estava animado.

Quando nosso vizinho voltou ao seu lugar, antes de subir no beliche de cima, eu disse timidamente: "Konbanwa". Boa noite.

“Konbanwa”, ele respondeu e sorriu. E uma amizade de 10 horas nasceu.

Maza-san sentou-se conosco e bebeu algumas cervejas e nos contou, em japonês, sobre sua casa em Osaka e suas viagens à Tailândia e Índia. Foi a melhor lição de japonês da minha vida. Desde que comecei a estudar o idioma, percebi que quanto mais aprendo, mais sou capaz de aprender. Além disso, quanto mais japonês aprendo, melhor entendo o espanhol. Isso obviamente não é nem um pouco científico, e possivelmente não é verdade, mas acho que estudar japonês é um ótimo treino para o meu cérebro e posso aprender melhor agora. Ou eu inventei tudo isso e simplesmente não estava me aplicando o suficiente antes.

De qualquer forma, ao primeiro falar com Maza-san no trem me fez perceber o quanto eu sentia falta do Japão e como era frustrante não falar tailandês. Mais tarde, porém, percebi que estava chateado comigo mesmo por não ter estudado tailandês antes da viagem. Eu sabia que poderia aprender se tentasse.

Assista o vídeo: 1407 - 9 ano EF - Inglês - How does water produce power?