Cagado de medo: uma evacuação peruana

Enquanto o barman martelava tábuas nas janelas, eu me tranquei no banheiro e me xinguei por tão ruim momento. Meu grupo de caminhada saiu correndo do bar e me deixou entregue à minha própria morte, exceto por minha amiga Sandra, que é uma daquelas parceiras de viagens imperturbáveis ​​que pode lidar com quase tudo. Ela continuou batendo na porta, dizendo “Garota! É melhor você se apressar lá. Saia daí. Agora. ” Acontece que “cagado de medo” não é apenas um clichê.

Na época, achei que Sandra estava esperando por mim porque ela não estava tão assustada quanto eu, mas depois descobri que ela achava que morreríamos ali mesmo.

Nosso último dia de caminhada pela Trilha Inca terminou naquela manhã em Machu Picchu, onde admiramos as ruínas e a paisagem verde das montanhas até a chegada dos ônibus cheios de turistas, e embarcamos em um ônibus local para Aguas Calientes, a seis quilômetros de distância. Deixamos nossas roupas enlameadas de caminhada em uma lavanderia, encontramos um albergue e vestimos maiôs e shorts, antecipando um banho nas fontes termais naturais que dão nome à cidade. Prédios em tons pastéis se destacam nas laterais das paredes do cânion, e as montanhas cobertas pela selva se agacham acima, marcando o céu. O desfiladeiro é tão estreito que os trens que passam quase raspam os prédios dos dois lados.

Em nossa última noite, choveu tanto que nossos guias e carregadores estavam no meio da noite cavando trincheiras ao redor de nossas barracas.

Esperávamos relaxar nas nascentes depois de caminhar mais de 13.000 pés de passagem, principalmente Warmiwañusca (ou Dead Woman’s Pass), 13.829 pés acima do nível do mar. E quando não estávamos subindo escadas de granito, caminhávamos colinas íngremes que nossos guias chamavam de "Planície Andina". Era início de abril, a estação mutável, o período entre as estações chuvosa e seca, mas nossa caminhada foi mais úmida do que seca. Nossa última noite, choveu tanto - a palavra espanhola para isso é aguacero - que nossos guias e carregadores estavam no meio da noite cavando trincheiras ao redor de nossas barracas, o que me fez sentir como um mimado princesa, e não no bom sentido.

Havíamos prometido encontrar nosso grupo de caminhada e guias no bar para alguns pisco sours comemorativos antes de irmos para as fontes termais. Quando estávamos terminando nossas bebidas e trocando endereços de e-mail, do lado de fora um trem parou guinchando. As pessoas pularam do trem e se espalharam pelo cânion, correndo ao longo dos trilhos de cascalho. Os vendedores abandonaram seus produtos - cobertores, bengalas, ponchos e cartões postais - na calçada estreita. Os lojistas começaram a martelar tábuas nas janelas. Um homem caiu nos trilhos do trem, bateu com a cabeça na amurada, levantou-se cambaleando e continuou a correr. O sangue manchou as rochas onde ele havia caído.

Pedimos às pessoas que passavam por perto: “Que pasó? ” O que aconteceu? Uma mulher gritou: “Avalancha de Tierra. ” Um homem com uniforme de turista, calça cáqui com zíper e chapéu mole, gritou “Landslide” ao passar correndo. E foi então que fui mandado de volta ao bar com o desejo imediato ir.

O ar lá fora engrossou com a umidade, encharcado com o cheiro de terra molhada. Todo mundo correu para todos os lados - ninguém realmente conhecia o caminho do deslizamento de terra, apenas que ele caiu em nossa direção das montanhas enevoadas, de em algum lugar lá em cima. Sandra e eu corremos pela rua, juntando-nos aos outros que tinham saído em busca de um terreno mais alto, mas não sabíamos a localização exata do deslizamento. Estaria do nosso lado do desfiladeiro, escorrendo em nossa direção, prestes a derrubar o prédio acima de nós?

Uma mulher britânica de nosso grupo de caminhada parecia excessivamente calma. Ela me lembrou dos passageiros do Titanic, que estavam tomando seus drinques depois do jantar e insistindo na sobremesa, embora soubessem que o navio havia colidido com um iceberg. Ela me disse que os guias disseram para não se preocupar, que se houvesse perigo, as sirenes da cidade soariam. "Portanto, não se preocupe", disse ela, "sem sirenes."

Respiramos o ar pesado, em borracha e primitivo com o cheiro de terra. Sem sirenes, sem sirenes, sem sirenes - repeti este mantra. Até que os alarmes agudos ricochetearam nas paredes do cânion. A polícia correu em nossa direção, gritando. Nossos guias de caminhada traduziram: “Corra!”

Dez minutos antes, eu estava tão dolorido que mal conseguia andar. Agora eu corria, minhas sandálias saltando em poças de lama. A adrenalina parecia uma cobra fria descendo pela minha espinha. Cacos de céu cinza pareciam se quebrar e cair com o aguaceiro. A multidão se agitava e a britânica parou para tirar uma foto. Eu semicerrei os olhos na chuva e finalmente vi a lama descendo o vale, a terra aquosa serpenteando uma trilha marrom pela encosta verde da montanha.

Todos nós continuamos correndo pela ponte, o Rio Urubamba borbulhando em uma fervura fria e lamacenta, despencando sobre as laterais de metal enferrujado em ondas turvas. Os sons da turbulenta água marrom como a estática de um rádio no volume máximo. Corri com os braços batendo como asas, como se isso fosse me colocar em vôo. A corrida de Sandra foi mais digna, sem fúria de braço, então ela não tirou os outros evacuados de seu caminho da maneira infeliz que eu fiz. Nós escapamos pelo ruta de evacuación, os portões de evacuação cerca de um quilômetro rio acima e um trem que parou no desfiladeiro, esperando.

Ficamos parados em uma fileira farfalhante, sem saber se as encostas ao redor escorregariam sobre nós, se seríamos envolvidos pela lama, arrastados por uma cachoeira marrom. Eu só tinha meus óculos de sol graduados - meus óculos regulares haviam sido deixados na minha mochila no albergue. Meu maiô, shorts e toalha sobre os ombros estavam encharcados. Fiquei preocupado porque não tinha passagem de trem. Eu preciso de uma passagem para evacuar? As pessoas se empurraram, tentando embarcar.

Um jovem casal holandês-australiano na nossa frente discutiu. Ele falou em inglês e disse: “Controle-se. Vai ficar tudo bem. ” Ela respondeu em holandês, mas com todo o seu choro, mesmo um falante nativo de holandês não a teria entendido. Ela se benzeu e começou a orar: “Deus te comporte. ” Depois, mais choro. Desta vez, do tipo histérico e hiperventilante - o tipo de choro que às vezes estou propenso a - mas fiquei com medo até de chorar. E sua histeria me deu uma estranha sensação de calma. Ela demonstrou exatamente o que eu sentia, então não precisei. Mas eu não estava tão calmo quanto Sandra, que mais tarde perguntou: "Ser sufocado com lama seria o maior horror, mas o que poderíamos fazer para impedi-lo, então por que entrar em pânico?"

O marido tentou acalmar sua esposa frenética. Ele disse: “Nós vai tenho filhos. Nós não são vai morrer em nossa lua de mel. ” O efeito oposto foi alcançado com essa menção ao futuro deles, e o aumento do frenesi agora apresentava gemidos convulsivos e soluços sufocados.

Até que ele deu um tapa nela. E ela retomou um choro silencioso.

Olhando para trás, posso sentir a picada daquele tapa com uma nitidez vítrea, embora Sandra imperturbável diria: "Se eu fosse ele, eu teria dado um tapa nela antes." Mas, na hora, não senti nada além de surpresa e um leve desânimo; tudo parecia apenas parte do drama surreal que se desenrolava ao nosso redor. Agora vejo que não há nada como o medo para revelar a beleza - e também o horror ou talvez a vergonha - de nosso ser humano.

Quando chegamos à porta do trem, tentei explicar ao condutor que não tínhamos passagem, mas ele acenou para que os turistas embarcassem. Os guias e carregadores, entretanto, foram recusados. Isso me aborreceu, mas não tanto a ponto de desistir do meu lugar. Olhei com vergonha pela janela manchada de chuva. O rio rugia em um tom marrom caótico passando por nós, ainda subindo. A chuva continuou a cair em pétalas cinzentas e constantes.

Eu não teria mais que me perguntar se faria a coisa certa quando pressionado pelo perigo. É fácil dizer que não havia nada que eu pudesse fazer e que nossos guias e carregadores provavelmente ficariam bem - e felizmente estavam - e embora isso seja verdade em algum nível, também não é verdade; é a mentira na qual confio para me perdoar. E a parte mais feia de tudo isso é que, se eu tivesse que fazer de novo, não posso dizer com certeza se reagiria de forma diferente. É mais difícil dizer que você faria a coisa certa depois de já ter sido testado.

A holandesa pediu uma garrafa de vinho e perguntou se queríamos. Sandra disse não porque ela vende vinho para viver e, independentemente do que eu considerasse uma necessidade extrema de beber, Sandra não estava disposta a beber bosta barata. Então me revezei com a holandesa, passando a garrafa de um lado para outro. Esperamos lá, imaginando se a terra se dobraria acima de nós, mandando o trem para o rio. Perguntei ao garçom se ia ficar tudo bem e ele disse: “Sem sé. ” Eu não sei. Mas aquele certo piscar de seus olhos, a voz quebrada em um sussurro, entregou seu medo.

O grupo britânico mostrou um ao outro imagens digitais do deslizamento de terra. Enquanto compartilhavam as fotos, não pareciam nem um pouco incomodados porque o trem ainda não estava se movendo, que permanecemos em um desfiladeiro na chuva torrencial. Tomei outro gole da garrafa do merlot barato, tentando abafar a voz na minha cabeça: Enquanto os guias que o entregaram em segurança ficaram ali na chuva, perto do rio que subia, você apenas ficou sentado ali.

O trem finalmente se arrastou pelo desfiladeiro em direção a Cusco, e todos aplaudiram, o que me pegou de surpresa e não. O marido pediu desculpas à esposa, que aceitou com um sorriso alegre pelo vinho. Sandra adormeceu, como era conhecida por fazer durante voos excepcionalmente turbulentos e em pequenos barcos em mar agitado. Eu sentei lá em meus óculos de sol e maiô, toalha molhada em volta dos meus ombros; Eu balancei com o barulho do trem balançando, observando o buraco negro da noite passar por meu reflexo na janela.

Assista o vídeo: Qual a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?