Palácio Gorkha: uma boa fuga da rota turística do Nepal

Em setembro de 1768, Prithvi Narayan Shah, o rei do Reino de Gorkha no que hoje é o centro do Nepal, estava empoleirado na borda do vale de Kathmandu, preparando-se para sua derrota iminente. Durante semanas, o xá e seus 20.000 soldados foram lentamente sufocando a cidade, bloqueando rotas comerciais vitais nas colinas vizinhas e, pendurados na beira da estrada, pegando contrabandistas que traziam suprimentos. Finalmente, cerca de 60.000 famílias no vale abaixo estavam à beira da fome e seriam incapazes de resistir por muito mais tempo.

O Xá enviou suas tropas para se infiltrar no perímetro de Katmandu, onde, conta a história, mulheres postaram-se em suas janelas e tentaram repelir os invasores jogando água misturada com pimenta em pó sobre eles. Os homens saíram às ruas para tentar sua sorte no combate direto. Os esforços foram em vão, e o rei de Katmandu foi forçado a fugir da cidade. Não muito depois, o Xá também conquistou as outras duas cidades-estado do vale, Lalitpur e Bhatkapur. Era 1769 e o vale de Kathmandu estava oficialmente sob o governo de Gorkhali.

Como a história geralmente sorri para os vencedores, hoje Prithvi Narayan Shah é uma das figuras mais célebres da história do Nepal. Suas campanhas bem-sucedidas no vale e além de reinos rivais unificados pela primeira vez em uma nação coesa que finalmente se tornaria o Nepal. Até o início do século 20, o país era conhecido como Gorkha Rajya, ou Reino Gorkha. O que hoje é chamado de língua nepalesa já foi gorkhali.

Atualmente, o palácio de Prithvi Narayan Shah ainda está de pé na cidade de Gorkha, 140 quilômetros a oeste de Katmandu. A cidade era a capital do reino até que o Xá a transferiu para Kathmandu após a conquista da cidade. Curioso para rastrear a história do Nepal até suas raízes, meu amigo e eu partimos para Gorkha, uma viagem de ônibus de cinco horas da cidade.

Chegando a Gorkha

Gorkha é uma boa fuga da rota turística do Nepal e é uma viagem secundária fácil se você estiver viajando para Pokhara. A cidade fica aproximadamente a meio caminho entre Kathmandu e Pokhara, 24 quilômetros ao norte da Rodovia Privthi.

Se você estiver partindo de Kathmandu, siga para Kalanki na parte sudoeste da cidade e encontre qualquer ônibus ou micro com destino a Pokhara, ou pelo menos a Abu Khaireni. Esses ônibus saem com frequência ao longo do dia, mas chegue cedo para garantir. A viagem dura cerca de quatro horas e custa cerca de NPR 200 *. Desça em Abu Khaireni, onde a estrada que vai para Gorkha se separa da rodovia principal. De lá, pegue um ônibus indo para Gorkha; a viagem dura cerca de uma hora e custará cerca de NPR 50.

É possível reservar um assento em um ônibus direto saindo do New Bus Park, mas muitas vezes, apenas pular em um ônibus em Kalanki leva você lá com a mesma rapidez.

Se você estiver partindo de Pokhara, encontre qualquer ônibus saindo para Kathmandu e desça em Abu Khaireni, a cerca de três horas de viagem.

Para voltar de Gorkha, vá até o ponto de ônibus no topo do Gorkha Bazaar. Há três ônibus diários para Pokhara e 10 para Kathmandu.

* No momento da publicação, 1 Rúpia do Nepal (NPR) = US $ 0,01

Na cidade

Nossa jornada começou quando o tráfego de Katmandu deu lugar a colinas verdes, e passamos por vilas com lama e casas com telhado de palha, seu cheiro característico e aquecedor - odores de gado, fumaça e suor humano - pressionando-se nas fendas de nosso veículo.

Por fim, chegamos ao Gorkha Bazaar, uma rua movimentada repleta de lojas que vendem eletrônicos, joias e roupas da China. "Esse é o palácio?" meu amigo perguntou, apontando para cima.

Sim, todos na cidade confirmaram, aquele é o palácio lá em cima. 1.500 passos para cima.

Onde ficar

Gurkha Inn é facilmente o melhor hotel da cidade. Fica perto da estrada principal e, ao contrário da maioria das acomodações, tem a vantagem de ficar de frente para o vale, então, em dias claros, o lugar tem vista para as colinas circundantes. O hotel também dispõe de jardim e varanda térrea.

Porém, tenha cuidado - alguns quartos são escuros e úmidos, então certifique-se de olhar alguns antes de se acomodar. Espere pagar NPR 1000 por um quarto duplo.

O palácio de Prithvi Narayan Shah é conhecido como Gorkha Durbar e fica situado em uma colina acima da cidade. O complexo é um palácio, forte e templo em um só lugar, e é o principal remanescente do governo de Prithvi Narayan Shah em Gorkha.

Gostei do fato de que o palácio governava seu reino dessa maneira, aparentemente poderoso, remoto, inacessível, onisciente. Isso me lembrou vagamente do castelo de Kafka e parecia apropriado como a casa do conquistador do país. Nós olhamos para ele, pequeno e insignificante. Eu me perguntei se o Xá já se sentiu solitário lá em cima.

No dia seguinte, partimos para o palácio. Passamos pela parte mais antiga da aldeia, ruas de paralelepípedos e antigos santuários. "Qual é o caminho para o palácio?" perguntamos quando nos deparamos com as pessoas. “Assim, para cima”, foi a resposta inevitável. Não demorou muito para encontrarmos as escadas que levavam ao palácio.

Chegando a Gorkha Durbar

No lado direito do ponto de ônibus, no topo do Gorkha Bazaar, há uma rua de paralelepípedos que se inclina ligeiramente para cima em direção ao Posto de Informações Turísticas. Pegue a rua e siga-a, pois ela contorna o templo de Mahadev branco. Você vai acabar em uma praça com o Museu Gorkha em uma extremidade e um mapa da trilha na outra.

A trilha até Gorkha Durbar fica um pouco mais abaixo, no lado direito do mapa. Em seguida, começa uma subida íngreme de uma hora de duração. A subida pode ser cansativa, mas há muitas pequenas lojas de chá ao longo do caminho, se você precisar parar e descansar.

Enquanto subíamos, o sol nos prendeu vingativamente sob seu polegar. Também estava excepcionalmente úmido e, à medida que subíamos, comecei a me sentir cada vez mais exausto e tonto. Presumi que as alucinações tinham levado o melhor de mim quando comecei a ver gotas de sangue espalhadas pelo caminho. Em seguida, havia mais sangue e pessoas carregando grandes sacos de arroz pingando sangue. Encontramos uma cabra sem cabeça deitada ao lado do caminho; seu dono estava esfolando a carcaça. Parecia um dia de sacrifício - não é um bom dia para cabras.

Após cerca de uma hora de subida íngreme, chegamos ao palácio.

As cabras foram espalhadas pelas instalações do palácio. No dia de meia-lua do mês lunar, bem como em outras datas importantes, os aldeões trazem suas cabras, galinhas e búfalos para o sacrifício à deusa Kali, a encarnação destrutiva da consorte do Senhor Shiva, Parvati. Dentro do templo, observei um sacerdote se aproximar de uma cabra e decapitá-la rapidamente. Sua suavidade e velocidade eram impressionantes.

Quando ir

Embora o Gorkha Durbar esteja aberto o ano todo, a melhor época para ir corresponde à temporada de trekking do Nepal, de outubro a maio. Freqüentemente, de junho a setembro, o clima pode ser quente e úmido e as nuvens das monções obscurecem qualquer visão das montanhas circundantes. Os meses de inverno também podem ser frios, embora sejam relativamente incomuns.

O que trazer
  • Bons sapatos de caminhada - A trilha é toda pavimentada com pedras, mas pode ser um pouco árdua.
  • Abastecimento de água - Água engarrafada está disponível ao longo da trilha até Gorkha Durbar, mas será mais barata se você trouxer a sua própria.
  • Livro de frases nepalês - A trilha até Gurkha Durbar passa por casas onde as pessoas costumam trabalhar ou relaxar do lado de fora - excelentes oportunidades para conversar e aprender mais sobre a área.

A outra atração principal para os visitantes de Gorkha é o museu do palácio, que guarda artefatos e pinturas da época de Privthi Narayan Shah. Depois de contornar o cume e explorar alguns antigos fortes que agora estão ocupados pelo exército, voltamos para a cidade, onde fica o museu. Quando tentamos entrar, um guarda nos parou. “O museu está fechado hoje e amanhã e no dia seguinte também”, disse ele sem compaixão.

Partiríamos no dia seguinte para Katmandu, então o museu teria que esperar até a próxima vez. Saímos, descendo as ruas de paralelepípedos, e eu olhei de volta na direção do palácio, imaginando Privthi Narayan Shah olhando para seu reino há muitos séculos.

No lado norte do palácio estão editos de pedra erguidos em homenagem a Privthi Narayan Shah.

O que mais fazer em Gorkha

Gorkha Durbar é a principal atração da cidade. No entanto, existem outros locais na área que valem a pena explorar. Embora estivesse fechado quando eu passei, o Museu Gorkha parece legal. O prédio em si é lindo, outro palácio em estilo Newari construído em 1835. Lá dentro, há artefatos da era de Privthi Narayan Shah - canhões, rifles, flechas, lanças e até seu trono.

No topo do cume a nordeste de Gorkha Durbar está Upallokot, um antigo forte. A trilha que leva ao forte serpenteia por uma floresta tranquila, passando por modernos quartéis do exército. É uma estrutura pequena e relativamente normal, mas ainda assim um pedaço interessante da história.

Logo acima do ponto de ônibus em Gorkha Bazaar está o Templo de Ratna, a residência agora desocupada do último rei do Nepal. Ao redor da área também há uma variedade de pequenos templos.