Um dia com a equipe feminina de ciclismo do Afeganistão

O último dia de filmagem da Equipe Nacional de Ciclismo Feminino do Afeganistão para o próximo filme Ciclos Afegãos tornou-se o ponto culminante inesperado de meus próprios anos de ciclismo no Afeganistão.

Ciclos Afegãos A diretora e embaixadora do Matador Sarah Menzies e eu nos encontramos com o treinador e dirigimos para fora de Cabul para a equipe começar sua jornada. Caminhões paquistaneses pesadamente carregados passaram trovejando enquanto as bicicletas eram preparadas e o treinador falava com as mulheres. O estimado fotógrafo afegão e minha amiga Farzana Wahidy estavam se juntando à equipe para documentar para seu próximo livro sobre as mulheres afegãs, um projeto no qual ela está trabalhando há vários anos.

Como nos treinos anteriores com a equipe, foi com grande apreensão que os vimos entrar na estrada. Homens olhavam para as garotas de todas as direções, carros buzinavam, caminhões se viravam em um típico caos afegão. As garotas pareciam tão vulneráveis ​​em seus pneus estreitos entrando na briga. A poeira rodou e as rajadas de vento os desafiaram a manter uma linha. Todos nós sentimos uma grande responsabilidade enquanto eles pedalavam.

É hora de uma verificação intestinal: eles não estavam fazendo isso por nós. Este era o seu campo de treinamento e, para eles, esses riscos eram os mesmos que enfrentavam em cada corrida. Mas ainda assim nos deixou nervosos. Com um grande gole, entramos no carro para que Sarah e Farzana pudessem filmar o passeio.

Como se para adicionar mais um elemento de risco a uma viagem já carregada de riscos, Sarah iria disparar pela traseira aberta do porta-malas do Corolla. Ajoelhei-me para trás para envolver meus braços em volta da cintura dela e mantê-la, desejando que tivéssemos pensado em trazer algumas alças ou elásticos. Confiando em nosso motorista constante, Mohammad, segurei firme, Sarah filmou, a poeira girava cada vez que os caminhões passavam na direção oposta, e mantivemos uma comunicação constante com Najibullah e Mohammad, enquanto Farzana disparava pela janela lateral.

Depois de cerca de 30 km, saímos para uma estrada lateral que voltava para as montanhas. Estava vazio e todos nós, até as meninas, suspiramos de alívio. Passamos várias horas filmando em relativa paz, com a equipe parando para tomadas específicas que não poderíamos obter de um carro em movimento. Durante a pausa para a água, as meninas se sentaram e o treinador me desafiou para uma corrida curta. Eu não tinha planejado fazer esta viagem, então eu estava vestindo jeans rasgados sob minha saia longa e túnica e meus confiáveis ​​tamancos Dansko - mas estou sempre pronto para uma carona. Como estávamos isolados da estrada principal, não me preocupei com meu lenço de cabeça ou capacete e agarrei a bicicleta de Massouma enquanto ela descansava. Felizmente, estou acostumado a ficar de pé na velocidade única em casa, porque quando me sentei, meus joelhos estavam quase nas axilas, o assento era muito baixo. Levantei-me e acelerei facilmente, alcançando o treinador para sua óbvia surpresa.

Uma hora depois, Sarah queria se aproximar das montanhas e dar um tiro. Quando apontamos isso, a equipe cansada entrou no carro para subir a colina. Peguei a bicicleta do treinador, doada no início da viagem por nossa equipe "mecânica", Ky.

"Ok, Shannon, vamos correr?" ele perguntou com um sorriso.

Uh, inferno, sim! Nazifa recusou a carona e se juntou a nós, cavalgando forte apesar de seu tamanho pequeno. Até Sarah e Najib subiram nas bicicletas enquanto montávamos a "equipe B". Nós quatro cavalgamos direto para as colinas, enquanto Mohammad conduzia a equipe à nossa frente. Lutei para manter meus pés nos pedais de SPD dentro dos meus tamancos, mas felizmente pulei da sela atrás do treinador. Nazifa estava logo atrás, mas começando a se cansar com o calor, já que ela já estava montando por algumas horas. Olhando para trás, Sarah e Najib estavam bem atrás e, eventualmente, me virei para verificar perto do topo para ver a pequena figura de Najib ao longe, andando de bicicleta.

O treinador e eu paramos no topo e descemos para torcer por Sarah e Nazifa, que precisavam de água, e para aprender como mudar de marcha. Ela estava lentamente subindo em seu menor anel. Sem querer, eu percebi. Virei-me e, rindo, apontei para Najib e pedi a Mohammad que fosse buscá-lo e poupá-lo de uma caminhada longa e quente. Enquanto isso, o treinador e eu sentamos para descansar, e eu o ensinei como bater com os punhos.

Sarah continuou seu batedor e decidiu que nosso tiro final seria próximo ao final da estrada, onde um grupo de casas de barro quase destruídas ficava em um campo. Eu disse ao treinador que ele poderia dirigir com Sarah no carro, e eu roubei sua bicicleta com um sorriso para que pudesse dar um passeio fora das câmeras com as meninas. Isso é o que mais me preocupa quando as garotas pedalam, nas descidas - suas bicicletas têm pouca ou nenhuma força de frenagem.

Massouma, um dos pilotos mais novos e menos qualificados, preocupantemente tende a chegar a uma velocidade administrável e, em seguida, arrastar os pés. Isso poderia explicar por que ela estava montando com gesso em uma das mãos. Há uma infinidade de coisas que essas meninas precisam, e habilidades básicas de manuseio, bicicletas de aço com bons freios e aulas de deslocamento estão no topo da lista. Coragem, eles têm. Determinação também. Algumas gaiolas de água também não iriam mal, então eles não precisam esperar o treinador parar seu carro e distribuir garrafas plásticas de água.

Independentemente de sua falta de força de parada, as meninas não se contiveram - elas estavam cavalgando tão rápido quanto eu ousei sem capacete e nós navegamos, o vento em nossos rostos, sorrindo e rindo. Foi a primeira vez em quatro anos que cavalguei no Afeganistão que tive a oportunidade de cavalgar com garotas.

Como disse a parlamentar e ativista afegã Fawzia Koofi em nossa última entrevista da viagem: “Chegou a hora de parar de se referir às mulheres afegãs como‘ pobres mulheres afegãs ’, isso não muda nada. É hora de começar a chamá-las de ‘mulheres afegãs fortes’. Porque essa é a única maneira de mudar a percepção das mulheres afegãs e incentivá-las a ter sucesso ”.

Essas garotas estão fazendo uma revolução - elas simplesmente não percebem, porque estão muito ocupadas se divertindo!

Assista o vídeo: Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2019 - Resistência Feminino