8 grandes erros de viagem que todos deveriam cometer pelo menos uma vez

1. Viaje sozinho.

É uma sensação avassaladora descer de um avião e perceber que você está a milhares de quilômetros de qualquer pessoa que você conhece. Enquanto esperava para ser processado no aeroporto Mohammed V em Casablanca, a sensação de isolamento se instalou. A única coisa familiar a que eu tive que me agarrar durante a maior parte da viagem era eu mesmo, e pela primeira vez na minha vida tive a oportunidade para realmente descobrir o que isso significava.

Tendo retornado da minha viagem inteiro, a ideia de estar sozinho ou encalhado não me assusta mais, e sou grato por ter sido libertado do fardo daquele desconhecido.

2. Perca sua carteira.

Minha primeira missão ao chegar foi adquirir dinheiro, então me dirigi a um caixa eletrônico. Batendo nos bolsos, não senti carteira. Em pânico, descarreguei minha mochila inteira e concluí que estava oficialmente fodido. Minha aventura nem havia começado, e eu já tinha administrado um dos maiores "proibidos" em viagens.

Por fim, conheci um oficial que falava inglês o suficiente para entender minha situação e ele me apresentou a um empresário local. “Esta é Amine”, disse ele. "Ele vai te levar a um lugar para passar a noite." Tentei comunicar a Amine como estava grato por sua ajuda. “Não, não há problema”, disse ele. “Neste país, dizemos:‘ Poderia ter sido qualquer pessoa ’, poderia ser eu no seu país, e fazemos como se fosse.”

Amine decidiu tirar folga no dia seguinte para me acompanhar ao consulado e me mostrar a cidade. Percebi então que: 1) Eu tinha acabado de fazer um amigo para o resto da vida, 2) estava tendo uma aventura “real” e 3) tudo era diretamente atribuível à perda de minha carteira, obrigando-me a estender a mão para estranhos. Durante o resto da viagem, fiz muitos amigos de maneira semelhante e aprendi em primeira mão sobre os costumes e a hospitalidade do povo do Marrocos.

3. Vá a algum lugar que você não fale a (s) língua (s) nativa (s).

Antes de minha viagem, eu acreditava erroneamente que todos deveriam falar minha língua. Nos principais destinos turísticos, muitos moradores que encontrei falavam um pouco de inglês (já que seus negócios dependiam disso), e fiquei irritado com aqueles que não sabiam. Então, quando eu (falando English) experimentou a frustração que vem por ser incapaz de comunicar até mesmo as necessidades mais simples (imagine tentar fazer uma pantomima “Eu preciso usar o banheiro”), mudei radicalmente essas crenças.

4. Não tenha nenhum plano.

Meus pais são planejadores, mas assim que cheguei à adolescência abandonei os planos e entrei em uma era de firme compromisso de voar sem rumo. A falta de planos me libertou para ser espontâneo, mas também significava que minha atenção aos detalhes relacionados a planos atrofiou-se desde a infância.

Quando o grupo que eu estava seguindo depois de Casablanca deixou nosso hotel para explorar Marrakech, perdi o memorando. Com o sol escaldante em cima, corri até a praça principal e cheguei a um local após o outro, em busca de rostos familiares. Seis horas e vinte quilômetros depois, desidratado e desorientado, literalmente desmaiei sob a sombra. Um transeunte preocupado se aproximou de mim e perguntou o que havia acontecido. Ele me ofereceu uma carona, que eu aceitei gentilmente - embora eu tenha pensado duas vezes enquanto ele passava pelo trânsito em sua Vespa de um assento, comigo agarrada ao bagageiro.

Nós chegamos ao hotel milagrosamente ilesos e eu grasnei, “Obrigado,” para o homem enquanto ele acelerava. Depois de me reidratar, percebi que minha total falta de planejamento me colocou e saiu de algumas situações perigosas naquele dia, mas também me permitiu experimentar Marrakech em poucas horas - de uma forma verdadeiramente crua e genuína.

5. Faça pouco ou nenhum dever de casa antes da viagem.

Depois de reservar minha viagem, comprei uma cópia usada do Lonely Planet Marrocos guia, que permaneceu fechado em minha mesa pelo resto do ano. De alguma forma, eu me convenci de que fazer referência a isso seria uma gafe de viajante legal.

Quando me encontrei com Amine no segundo dia, ele me perguntou o que eu queria fazer e ver. “Leve-me aonde quer que você leve um turista ou amigo”, respondi. Depois de uma breve caminhada pelos pontos "imperdíveis" e um pouco da culinária local, Amine me levou a seu ponto de encontro favorito - um salão de bilhar. Eu não precisava falar francês ou árabe para ter a minha bunda entregue a mim por esses jogadores de bilhar casualmente habilidosos. Nenhum guia de viagem poderia me obrigar a procurar um salão de sinuca no exterior, mas toda a cena parecia extremamente confortável e se tornou uma das minhas melhores lembranças da viagem.

6. Tire fotos de moradores sem pedir permissão.

Como o viajante sempre ingênuo, muitas vezes via os habitantes locais como parte da experiência a ser documentada. Era apenas uma questão de tempo até que alguém me informasse que era falta de educação fazer isso sem perguntar primeiro.

A velha senhora que fotografei na medina me seguiu, apontando para minha câmera e gritando. “Senhor”, um adolescente chamou. "Ela disse que você deve apagar a imagem." Resignado, fiz isso na frente dela, na esperança de acalmar a situação. Ela me olhou fixamente antes de sibilar em árabe e se afastar. "O que ela disse?" Perguntei ao menino. “Ela disse que algum dia alguém pode entrar em sua casa e tirar uma foto sua comendo.”

Percebi então que havia desumanizado as pessoas durante minhas viagens e me comprometi a respeitar mais as culturas estrangeiras e a privacidade individual.

7. Esforce-se para a experiência idílica de "cartão-postal".

O fim da minha experiência no Marrocos seria o clímax da minha aventura. Eu montaria um camelo nas extensas dunas laranja queimadas do Saara, acamparia sob o mar infinito de estrelas e testemunharia um nascer do sol de tirar o fôlego antes de voltar para casa.

Após 30 minutos de passeio de camelo, fomos atingidos por uma tempestade de areia que foi desencadeada por uma tempestade que se aproximava. Com a visibilidade diminuindo e minha adrenalina bombeando, observei nosso guia berbere correr para as dunas, abandonando o grupo e os camelos. Conforme as tempestades se fundiram, desmontei e o segui. Ele me apontou na direção do acampamento antes de voltar e desaparecer na tempestade. Rastejando para a barraca mais próxima, fora do ataque do tempo, tudo que eu pude fazer foi rir. Eu ri não apenas porque estava vivo, mas também porque isso foi acidentalmente a coisa mais real que poderia ter acontecido e, de alguma forma, um resultado melhor do que o que eu esperava.

8. Vá para um país do terceiro mundo para "perspectiva".

Quando perguntado por que estava indo para o Marrocos, disse às pessoas que, depois de passar oito anos em caras instituições de ensino superior, precisava ter um pouco de perspectiva mundana.

Quando cheguei, experimentei um choque cultural, mas não da maneira que esperava. Encontrei metrópoles com medinas, alta costura e trajes tradicionais e muitos iPhones. Percebi que a cena Aladdin que eu esperava era muito datada e que viajar para um país do terceiro mundo não significa voltar no tempo. O que aprendi no Marrocos foi a extensão mais profunda da minha ingenuidade e, para esse fim, consegui realmente sair com uma perspectiva mundana.

Assista o vídeo: GRAND DUEL. Il grande duello. Lee Van Cleef. Full Length Western Movie. English. HD. 720p