Morar com Aloha

Entrando em um lugar

Tutu Janet, amada tocadora de ukulele e anciã em Turtle Bay. Por favor, aprecie a escuta enquanto você lê.

CONDUZINDO A rodovia H2 em Oahu - vazia às 23h - tive a repentina percepção de que chegar à noite pela primeira vez no Havaí é como um presente.

Como viajantes, ficamos condicionados a Instagrams, a imagens filtradas de lugares. Melhor começar vendo apenas contornos escuros de montanhas e lampejos de sinais de trânsito. Melhor abrir as janelas e respirar este novo ar - tropical e quente, mas leve, não abafado - o ar do vasto espaço aberto do Pacífico. Melhor escanear as rádios locais - um pouco de guitarra slack key, reggae no Da Paina, música eletrônica no KUTH - tudo isso deixando você estranhamente calmo alerta, um nível elevado de percepção, um lembrete de que entrar em um lugar - talvez o momento mais importante da viagem - não deve ser uma viagem de cabeça ou jogar fora das expectativas, mas muito mais um ato corporal.

Eu vim para Oahu para surfar. Para decodificar, se possível, parte do que significava surfar aqui. Para ser honesto, fiquei um tanto intimidado com o Havaí. Ao longo dos anos, eu tinha ouvido ou lido histórias de outros surfistas sobre localismo, violência, pessoas recebendo “lickins”.

Não é como se eu tivesse pensado que levaria uma surra por remar em algum lugar. Mas havia uma ansiedade mais sutil, talvez apenas a realidade de ser outro Haole vindo para as ilhas com uma agenda, o que me colocou em guarda. E talvez seja por isso que chegar à noite, fundindo-se agora na estrada vazia de Kamehameha, foi tão desarmante. Se o surf te ensinou alguma coisa, foi apenas ler e se adaptar às condições como elas eram. Sendo presente. Superando a si mesmo.

O embaixador original de Aloha, Duke Kahanamoku.

O surfe era observado em toda a Polinésia por marinheiros do século 18, mas Oahu era a ponte entre esses surfistas antigos e o surfe moderno em todo o mundo.

Quando os primeiros resorts foram construídos em Waikiki no início dos anos 1900, um grupo de “meninos da praia” local começou a apresentar o surfe aos visitantes. Um dos pioneiros, meio havaiano, meio irlandês George Freeth, levou Jack London para surfar em 1907, o que levaria a uma história sobre o surf do autor mais famoso do mundo na época. Mais tarde, Freeth se mudaria para o continente, tornando-se o primeiro salva-vidas oficial dos Estados Unidos e o primeiro surfista do sul da Califórnia.

Outro pioneiro, o havaiano Duke Kahanamoku, emergiu como um campeão de natação olímpica e ajudou a popularizar o surfe ao incluir o esporte em suas exibições de natação ao redor do mundo.

Poucos esportes (se você pensasse em surfar como um esporte) tiveram um epicentro geográfico como North Shore de Oahu. O "milagre de 7 milhas" do surfe, North Shore é uma série de enseadas, pontos, praias e baías onde os pontos de surfe mais famosos do mundo - Waimea, Sunset, Pipeline, Off the Wall - estavam empilhados quase impossivelmente um após o outro.

É o site da Vans Triple Crown of Surfing, o equivalente à Copa do Mundo de surfe, que estava sendo montada esta semana e geraria dezenas de milhões de dólares em receita. É onde superestrelas como Kelly Slater e todas as marcas, de Vans a Volcom, Rip Curl a Red Bull, Billabong a Quiksilver (empresas cuja receita combinada em 2013 seria de dezenas de bilhões), todas tinham casas.

E ainda assim, entrando no North Shore pela primeira vez, não pude deixar de pensar, onde estava todo mundo? Onde estavam todos os carros? Além de uma única picape lenta e um pacote de scooters perto de Wahiawā, eu não tinha visto ninguém desde que saí do H2.

Depois de passar por uma pequena enseada - um quebra-mar suave espumando através de dedos escarpados de basalto - e então o vale do rio de Waimea, tive um forte desejo de apenas estacionar em algum lugar e nadar. A placa do Ehukai Beach Park estava acesa e eu encostei, peguei meu calção de surfe e passei por um grupo de árvores de pau-ferro em direção ao oceano.

A praia se inclinava abruptamente para um mar que parecia um espelho, quase mortalmente calmo. E, no entanto, parecia um recife que parecia bem próximo à costa, fazendo com que uma pequena, mas poderosa onda surgisse do nada, balançando ao luar. Eu surfei e explorei diferentes praias nas Américas por cerca de uma década, mas nunca tinha visto uma pausa como esta. Sentei-me um pouco na areia grossa e apenas observei.

Mais tarde, voltando para o carro, desviando o olhar da praia pela primeira vez, percebi de repente: ao redor da lua havia um enorme halo leitoso. Não reconhecendo o nome Ehukai, nem percebi até o dia seguinte que se tratava de Pipeline.

Turtle Bay

Na manhã seguinte, havia pequenos conjuntos na altura da cintura formando-se limpos e vítreos na ponta de Turtle Bay. Os maiores estavam na altura do peito e quebraram quase cem metros. Em tantos lugares ao redor do mundo, isso teria sido condições quase épicas para longboard e um ponto de surfe lotado, mas para os padrões de North Shore era virtualmente plano e ninguém mais estava fora, exceto eu e Scotty Clelland local.

Mais do que tudo, parecia que o oceano estava sendo gentil, me convidando para sair com um remo fácil, permitindo que eu me sentasse na parte mais profunda do break sem me preocupar com um grande set me levando para o recife. Era uma calma que desmentia o tremendo poder quase sempre encontrado aqui nesta época do ano.

“O oceano está em paz”, Michelle Estioko disse quando fiz o check-in pela primeira vez naquela manhã. Ela olhou para baixo por um segundo e disse: “Há apenas uma semana, houve grandes ondas aqui. Tinha 25 pés, e um de nossos amigos estava perdido. ”

"Ele era um bom amigo. É pesado ”, Scotty me disse enquanto nos sentávamos na fila. “Ele ainda está desaparecido. Ele deve ter batido com a cabeça no recife ou estourado um tímpano e perdido todo o senso de direção porque viram seus pés acima da água pela última vez e ele estava nadando para baixo. Ele não estava usando um colete de impacto. É isso: um colete permite que você alcance a superfície rapidamente. Em ondas enormes, às vezes a única maneira de chegar à superfície é subir na guia, e a guia dele quebra. ”

O surfista era Kirk Passmore, que desapareceu em Outside Alligators em 13 de novembro de 2013. Foi o mesmo local que outro amado surfista local, Todd Chesser, havia se afogado em 1997. A morte de Passmore reacendeu questões sobre equipamentos, práticas de segurança e mobilização a comunidade do surf de ondas grandes, que estava tendo um dia de treinamento / prática de resgate a apenas algumas centenas de metros de onde estávamos no ponto. Scotty e eu os observamos se revezando nos jet skis, circulando uma prancha inflável gigante de remo conhecida como SupSquatch.

“Ei, essa é boa”, gritou Scotty. “Reme com força!”

Salva-vidas da Baía de Waimea Paul Smith (R) e Luiz Cesar Mendonça felizes por ter um dia plano e sem perigos reais. Quando o swell poderoso chega, esses caras arriscam suas vidas resgatando pessoas.

Eu não estava acostumado a surfar em um longboard e sentei muito à frente, marcando a primeira onda que decolei. Todo o meu ritmo de surf - formado principalmente em quebra-mares próximos, onde você está apenas lutando para remar, lutando para pegar pedaços de passeios - estava fora de sincronia aqui. Mas apesar de toda a suavidade das condições, Scotty estava sério, criticando meu estilo, me empurrando para remar mais forte, arquear mais minhas costas na decolagem, me concentrar mais quando me levantei, certificando-se de que estava pegando e surfando as ondas.

Depois de me ajustar um pouco, peguei meu primeiro par de passeios, e depois um terceiro que foi longo o suficiente para eu sentir algum fluxo, bombeando a prancha para cima e para baixo na face da onda e ganhando um shaka de Scotty quando remei de volta através o alinhamento.

Scotty cresceu em Jacksonville, mas como filho da lenda do surfe da Costa Leste e Hall da Fama Bruce Clelland, ele passou a maior parte do tempo viajando para o Havaí e mudou-se para cá permanentemente em 2000. Ele falou sobre a forte oposição da comunidade ( durante décadas, o lema foi “Mantenha o país, país”) para o desenvolvimento da terra. No momento, Turtle Bay era o único resort da área.

Como sempre, porém, a questão voltou a ser ser capaz de ganhar a vida. “Definitivamente, encontrar um emprego é a parte mais difícil de viver no North Shore”, disse Scotty. Como instrutor de surf para Turtle Bay, ele enfrentou o mesmo enigma das economias do turismo em todo o mundo: o turismo poderia fornecer trabalho, mas se levasse ao superdesenvolvimento ou superlotação, explodiria exatamente o lugar que você amava. “Como você pode colocar um preço nisso?” Scotty disse, circulando seu braço para indicar a baía vazia.

As ondas começaram a pesar enquanto a maré voltava a subir, e esperamos pelo último set. Conversamos um pouco mais sobre riscos e como, em última análise, não havia garantias. “Pessoas morrem aqui todos os anos”, disse Scotty. “Eles atingiram o recife. Eles são atacados por tubarões e se afogam em grandes ondas. Mas você pode simplesmente sair sozinho e ter uma convulsão. Cada vez que você entra na água, é um risco. ”

Foi algo que eu entendi crescendo como um caiaque remando em rios no sul dos Apalaches. Estar na água deu a você novos olhos para ver o mundo, visões em lugares que você não poderia ter de outra forma, como cair em um desfiladeiro ou lançar-se da borda de uma cachoeira. Isso permite que você sinta o fluxo. Mas, como no surfe, às vezes a diferença entre outro dia bom e o pior dia era apenas uma questão de alguns centímetros, meio segundo.

O lado obscuro

Eddie Aikau
Eddie Aikau foi um lendário waterman havaiano, que se tornou o primeiro salva-vidas da Baía de Waimea e salvou centenas de pessoas. Ele se perdeu no mar em 1978, depois de tentar remar pedindo ajuda em uma canoa que virou. Em sua homenagem, há um evento convidativo de surfe de ondas grandes conhecido como Eddie, que ocorre apenas quando o swell está acima de 20 pés havaianos.

Naquela noite fui ao Surfer, um bar associado ao Surfista revista e tipo de ponto de encontro de fato e local de apresentação para surfistas e músicos de North Shore. A seis vezes vencedora do Vans Triple Crown, Sunny Garcia, estava em uma pequena “história contada” - uma expressão crioula para uma conversa casual - com Jodi Wilmott, há muito tempo diretor de comunicações para grandes eventos de esportes oceânicos como o Triple Crown.

Sunny chegou tarde, se desculpando e brincando com a multidão que ele teve que comprar sapatos para seu neto. Sunny foi recentemente convidada a participar do “Eddie” deste ano, provavelmente a maior homenagem que um surfista pode receber. Ele mencionou o quanto amava surfar no grande Waimea, e ficou honrado e animado com o convite.

Mas ainda havia uma vibração pesada em torno da noite. O treinamento de resgate do dia e a recente morte de Kirk Passmore estavam na mente das pessoas. Jodi falou sobre como ela estava feliz em ver a próxima geração de líderes como John John Florence treinando. Mas, embora Sunny parecesse apreciar isso, ele admitiu ser da velha escola, dizendo “com os [jet] esquis na água, dá uma falsa sensação de segurança” e que as pessoas provavelmente correram riscos desnecessários por causa disso.

Houve também a recente morte da lenda do surf Buttons Kaluhiokalani, que morreu de câncer aos 55 anos, apenas algumas semanas antes do desaparecimento de Kirk Passmore.

Buttons era famoso por suas curvas poderosas e ferroviárias, um estilo que (junto com seus contemporâneos Larry Bertlemann e Mark Liddell) inspirou diretamente os californianos Z-boys Jay Adams e Tony Alva a adotar uma abordagem radical do surf para o skate no meio -1970s. Este estilo essencialmente deu origem à equitação, truques labiais, ares e toda a progressão do skate moderno. Apesar de ser um herói local, apesar de ter influenciado inúmeros surfistas e skatistas, Buttons era viciado em drogas por mais de duas décadas.

E foi esse tópico - drogas e o lado negro da “turnê” do surfe profissional - que manteve a conversa. “Meus anos na turnê”, disse Sunny, “usei muitas drogas ... era jovem e estúpida”. Parte disso, ele explicou, era o fato de ter tantos filhos pequenos viajando, festejando juntos. Mas também havia uma dinâmica estranha - o tour era “um lugar difícil porque você tem todos os seus amigos [lá], mas no final do dia eles também são seus concorrentes”.

Sunny ficou visivelmente magoado ao mencionar seu amigo de longa data Andy Irons, que morreu de overdose de drogas em 2010. Junto com Kelly Slater, Andy Irons foi o melhor surfista competitivo da última década, ganhando três títulos mundiais e a Vans Triple Crown quatro vezes.

A história da conversa terminou melhor, no entanto. Sunny havia lutado durante seus anos com drogas, bem como prisão em 2006 por sonegação de impostos, e saiu do outro lado agradecido, observando que até mesmo ir para a prisão o ajudou a entender melhor quem ele era. E depois de passar toda a sua vida “tentando sair de lá”, ele estava voltando para a casa de sua infância no West Side de Oahu, ajudando a treinar e educar jovens surfistas. Após décadas de competição, ele estava apenas “curtindo a vida agora”.

O Aloha é real.

Sunny assumindo seu lugar como um mentor, uma espécie de embaixador de Aloha para a próxima geração, se encaixou em uma longa linhagem de homens e mulheres aquáticas havaianas desde Duke, e em tempos mais recentes Eddie Aikau, Gerry Lopez e outros cuja conexão com a água era tão pura e inspiradora que eles se tornaram professores e guardiães de outras pessoas.

Assim, me senti extremamente humilde (e um pouco nervoso) quando, alguns dias depois, encontrei o Embaixador de Aloha da Quiksilver, George Kam. George tinha 50 e poucos anos e tinha um comportamento alegre e afetuoso, sorrindo como se você fosse um de seus primos há muito perdidos.

Lenda do surf Gerry Lopez (L) com George Kam após a corrida de Molokai.

“Apenas me diga o que você tem vontade de fazer hoje”, eu disse. "Estou disposto a tudo."

"A primeira coisa que precisamos fazer é equipá-lo", disse ele, rindo do meu calção Hurley surrado e respingado de tinta. "Não podemos permitir que você saia por aí com essa aparência."

Ele disse que achava que seria mais divertido remar, e depois de me presentear com novos baús e um rashguard, dirigimos em direção a Diamond Head. George me contou sobre os primeiros dias em que aprendi a remar nas pranchas de stand-up com a lenda do surfe e inovador da moderna equitação de tubo, Gerry Lopez. Nos primeiros dias caíam muito, explicou. Era uma maneira totalmente nova de estar na água. “Gerry me disse uma vez,‘ você tem que se permitir a liberdade de falhar ’”, disse George.

Estacionamos em um prédio residencial perto do Outrigger Canoe Club. Havia um espaço de garagem cheio de equipamentos que apelidei de “o baú do tesouro” - pilhas de pranchas de remo, remos, nadadeiras. “Estas são as pranchas de Gerry”, George sorriu. "Eles têm seu mana."

Desde que cheguei a Waikiki, fiquei fascinado por esta praia - literalmente, a configuração mais épica que se possa imaginar para aprender a estar na água. Estava lotado lá fora, mas com dezenas de diferentes recifes se estendendo ao longo da costa, havia muitas ondas para contornar.

Eu me perguntei como me sairia, nunca tendo remado em uma prancha antes, mas depois de apenas algumas braçadas instáveis, encontrei uma postura e um ritmo confortáveis ​​e segui George pelo canal. Você podia ver claramente no fundo, a água turquesa sobre a areia e mais escura sobre os nós do recife. Aqui e ali peixes cintilavam e cortavam a água. À medida que avançávamos, apontei para as ondas chegando. “Vamos pegar algumas ondas”, disse George.

Eu me alinhei para minhas primeiras ondas, mas ou remei muito e caí ou não me comprometi cedo o suficiente e não consegui pegá-las. Eu basicamente não queria parecer um maluco na frente de George, o que estava me fazendo parecer, de fato, um maluco.

Depois de um tempo, encontramos o irmão de George, Kent, que estava remando no próximo intervalo. Kent apontou para uma parte do recife que eu estava evitando e me disse para alinhar bem sobre ela.

“Ok, aí vem um conjunto; esta é a sua onda. Comece a remar, mas reme com facilidade, apenas aumente sua velocidade devagar e deslize ”, disse Kent. Eu segui exatamente o que ele disse e quando a onda veio eu pude sentir minha prancha começar a planar, me levando para a frente. Foi um passeio curto, mas remando de volta, o olhar em seus rostos era como se eu tivesse acabado de pegar uma bomba enorme em Pipe.

Nas próximas horas, peguei mais ondas. Com toda a diversão que estávamos tendo e a aparente tranquilidade do dia, a certa altura George caiu em uma onda sobre um recife raso e cortou a parte de trás de seu ombro. Ainda assim, ele nunca parou de sorrir.

Na volta, George falou sobre o espírito de Aloha, repetindo a frase Aloha aku, aloha mai, malama aku, malama mai. Eu entendi que significava "amar e receber amor, cuidar e ser cuidado".

“No Havaí, dizemos que a vida não está acontecendo com você, está acontecendo para você”, disse ele. “É fácil ter Aloha quando as coisas vão bem, mas quando algo dá errado? É quando você realmente tem que dar Aloha. Não está aqui apenas quando você está no Havaí; você tem que levá-lo para onde quer que vá. ”

O autor, feliz por dias. Imagem de George Kam.

George me convidou para remar com eles novamente, e naquele dia - a última manhã da minha viagem - nós remamos por toda a baía de Mamala, aparentemente acompanhados por tartarugas marinhas e golfinhos. A certa altura, todos nós apenas sentamos em nossas pranchas, descansando, apenas observando os golfinhos. Eles poderiam ter facilmente se desviado e nos contornado, mas era quase como se eles nos circundassem, curiosos, interagindo à sua maneira.

Expliquei a George como cresci remando em rios de corredeiras no sul dos Apalaches. Era impossível não pensar neles quando estava com um remo na mão. Em uma primavera, um garoto de nossa tripulação se afogou em nosso rio natal, o Chattooga. De alguma forma, quase uma década e meia se passou. Quantos de nós ainda estávamos remando agora?

Parecia que havia pouco que eu pudesse concluir em termos concretos do meu tempo em Oahu. Tudo se resumia a sentimentos. Estar na água me fez sentir mais vivo do que qualquer coisa que já encontrei. Sempre foi assim. Mas havia um lado negro nisso. A água era o espelho mais verdadeiro. Não houve fingimento, nem blefe. Ele refletia exatamente quais eram suas habilidades, seus medos, seus pontos fortes e fracos, o quanto você estava prestando atenção. E para muitos de nós tornou-se algo sagrado, uma lembrança interminável de outros dias, lugares e pessoas que já passaram, mas que a vida ainda estava fluindo.

George sorriu para mim: “Você precisa pegar areia, Dave. Você tem que mergulhar e tirá-lo do fundo. ”

"O que? Areia?"

“Aqui,” Kent riu, apontando para baixo. "Eu tenho o lugar certo aqui."

Tirei minha coleira e nadei. Eu não tinha certeza do que era exatamente, mas o olhar nos olhos de Kent, nos de George - era como se fôssemos três crianças em um parquinho e isso era tudo que havia para o mundo agora. Não havia como recuar.

Comecei a respirar fundo, longo e lento. George explicou como Aloha continha a palavra para respiração. Nos dias desde que o conheci, tentei dar mais Aloha a todos que conhecia. Estar totalmente presente na maneira como falei e ouvi. Em como eu respirei. Eu podia sentir isso. Aloha era real. Você poderia viver isso. Isso é o que eu diria às pessoas quando voltasse.

Entre onde meus pés tremiam, eu podia ver todo o caminho até o fundo; parecia mais profundo do que eu jamais prendi a respiração, talvez 25 pés.

Aloha aku, aloha mai. Eu coloquei minhas mãos em concha, mergulhei e fui em frente.

Pontos de partida para planejar sua viagem:

Alojamento
Costa Norte: Turtle Bay
Litoral Sul: Outrigger Waikki

Atividades
Passeios de helicóptero: Blue Hawaiian Helicopters
Mergulho: Honolulu Scuba Company

Esta postagem é patrocinada por theamazing O’hana em Visit Oahu.

Assista o vídeo: COMO É MORAR NO HAVAÍ? DICAS DO HAVAÍ- o que fazer no Havaí OahuHonolulu - Martha Sachser