A peregrinação de um alpinista ao bispo: como acabei no lado leste

Às vezes, sua vida, tudo sobre ela - onde você mora, o que você faz, quem você se tornou - pode ser rastreada até uma coisa. Um momento. Um encontro casual.

Para mim, foi um pôster.

Era época de Natal, e eu estava no quarto mês do início do ano estudando no exterior em Grenoble, França. Minha mãe veio me visitar da Califórnia, onde nasci e cresci, e estávamos viajando pelos Alpes franceses a caminho de visitar um amigo na Suíça nas férias. Minha mãe teve um caso de amor ao longo da vida com Veneza, então é claro que eu tive que mostrar a ela a “Veneza” da França: Annecy.

A comparação era um pouco exagerada - havia realmente apenas um canal que cortava a cidade, e o cheiro era, digamos, menos distinto. Mesmo assim, é uma bela cidade à beira do lago, rodeada por picos dramáticos e irregulares. Eu amei.

Disseram-me que, por volta de quatro meses após o início da minha estadia, minhas habilidades no idioma despencaram repentinamente - tanto em francês e Inglês - e então meu cérebro meio que se reiniciou, lançando-me no início da fluência. A julgar pelos olhares confusos que minha mãe me dava às vezes, percebi que isso deve ser verdade.

Mas eu não estava preparado para o estilo de vida reinicie que eu estava prestes a receber.

Sempre me considerei um aventureiro. E, como todos sabemos, a aventura vem em muitas marcas e logotipos comercializáveis. Então, naturalmente, eu não poderia simplesmente passar por uma loja da Patagônia na Veneza da França. Eu me aventurei.

Era um belo prédio - piso de bordo, vigas de madeira crua, paredes em tons pastéis adornadas com Gore-Tex brilhante. Eu encontrei uma escada e segui minha curiosidade, passos rangendo quando deixei o andar térreo para trás.

No meio do caminho até o último andar, passei por um pôster que chamou minha atenção. Uma mulher corria por campos dourados, flanqueada por árvores finas e sem folhas, montanhas roxas coroadas de neve presidindo a toda a cena. Ela parecia tão pequena, em um mundo de imensa beleza natural. Essa é a minha próxima aventura, quero ir pra lá, seja onde for, Eu pensei.

O pôster Dan Patitucci

Em minha juventude voltada para viagens e aventuras, eu tinha certeza de que devia ser um lugar exótico e remoto, como o planalto tibetano. Procurei a legenda na imagem. Dizia: “Cedros salgados e pastagens. Janine Patitucci em uma corrida de clima frio por Owens Valley, Califórnia. ”

Califórnia?! Honestamente.

Foi como um tapa na cara, uma verificação da realidade, me lembrando, Ei, você mora em um lugar lindo também. Não se esqueça disso.

Eu estava começando a escalar avidamente, e embora a maioria dos meus amigos fizesse peregrinações regulares a Bishop para as rochas mundialmente famosas, eu tinha esquecido de me juntar a eles. Mas aqui estava eu, do outro lado do mundo, e o lugar dos sonhos que vi nesta foto me levou de volta à terra de onde vim - não mais longe dela, como eu havia assumido (e talvez até desejasse) que seria.

Tenho certeza de que esse encontro casual com o pôster enquadrou meu ano no exterior de maneiras que ainda não consigo imaginar - certamente mexeu com meu foco ingênuo de outro mundo e pode ter me ajudado a lembrar a maravilha do lugar que liguei casa. Sempre que não conseguia desviar a crítica política de meus colegas franceses, poderia facilmente distraí-los com uma variedade estranha de adjetivos franceses que descrevem la californie, um lugar com amplos espaços abertos e montanhas roxas.

Avance para a próxima queda. Eu finalmente estava indo para Bishop, conectando-me com a rota anual de migração do alpinista das montanhas para o deserto. Um dos meus amigos tinha estado lá várias vezes e tinha marcado a cena local. Montamos nossas barracas no The Pit e seguimos para Schat’s Bakkerÿ pela manhã. Pão fresco e croissants escamosos remetem ao meu ano na França. Eu estava apaixonado antes mesmo de batermos nas pedras.

O pit. Foto: Autor

Na manhã seguinte, acordamos com uma camada de neve nas Montanhas Brancas. Lá estava eu, no o poster.

Na primavera seguinte, eu estava me preparando para me formar, sem fazer ideia do meu próximo movimento. Recebi um e-mail anunciando uma posição como técnico de campo para a White Mountain Research Station. Era um trabalho sazonal, baseado em Bishop, e envolvia passar a maior parte do verão nas montanhas coletando insetos nos prados alpinos: Experiência ideal de liderança extensa em sertões, e preferência por familiaridade com invertebrados bentônicos, o e-mail lido. Do meu conhecimento aleatório de empregos na faculdade, liderança na selva e insetos microscópicos na lama eram os temas mais fortes em meu currículo. Eu não pude deixar de pensar que era para ser.

Entrei em contato com o cientista-chefe, enviei meu currículo e, antes que percebesse, estava dirigindo para visitar a estação de pesquisa - e ir esquiar no interior para conhecer meu novo chefe.

Isso é pra valer?

Depois que o trabalho de verão terminou, eu sabia que queria ficar no Leste. Encontrei um emprego como motorista de ônibus para Mammoth Mountain e um quarto para alugar perto de Bishop. O pôster ainda me assombrava e eu queria encontrar uma cópia dele.

Entrei em contato com a Patagônia, escrevi minha história para eles e perguntei se sabiam onde eu poderia encontrar uma cópia. Eles me responderam imediatamente e me enviaram um arquivo jpeg - se encaixava perfeitamente na descrição, mas definitivamente não era o que eu lembrava. O cara de marketing da Patagônia me informou que os Patitucci fizeram muitas fotos para eles, então posso contatá-los diretamente.

Encontrei o e-mail deles e escrevi minha história, expressando como, em um retrospecto errante, essa foto mudou minha vida. Dan Patitucci me enviou um e-mail muito caloroso e agradecido. Ele sabia exatamente a qual foto eu estava falando. Ele estava na Itália, mas me conectou com Janine, que logo estaria em Bishop. Ela perguntou se eu poderia encontrá-la para um café.

Cheguei cedo ao Black Sheep Café, estranhamente nervoso. Eu ainda não conhecia muitas pessoas e tinha a sensação de que estava me encontrando com alguém muito importante na comunidade. Janine entrou com um grande rolo de papel debaixo do braço. Ela estava apenas visitando por um mês ou mais, mas estava feliz que pudemos nos conhecer - ela tinha algo para mim.

Eu o desenrolei e lá estava - o ímpeto, o farol que me trouxe dos Alpes europeus de volta ao meu estado natal, para um mundo de aventura e descoberta que sempre esteve bem no meu quintal. Eu podia sentir meus olhos marejando e tentei não sorrir muito, com medo de que minhas bochechas enrugadas espremessem uma lágrima na frente de alguém que eu acabara de conhecer.

Agradeci a ela e conversamos um pouco sobre o lado leste e os Alpes.

Nunca me considerei um fatalista, nem necessariamente subscrevi uma crença no destino, mas às vezes, olhando para os acontecimentos da vida e remontando a um encontro que alterou completa e permanentemente tudo que você é, definiu quem você se tornou - é difícil não se perguntar.

Alguns anos atrás, enquanto vagava por uma sala de conferências antes de uma orientação para meu primeiro trabalho de guia de montanha, uma citação de Rumi na parede chamou minha atenção: "Deixe-se ser silenciosamente atraído pela atração mais forte do que você realmente ama."

Amplos espaços abertos e montanhas roxas.

Bishop bouldering beta

Nenhuma viagem de boulder do Bishop começaria sem uma visita ao Wilson’s Eastside Sports. É o melhor local da cidade para qualquer equipamento, guia e ótimas informações locais dos garotos e garotas atrás do balcão. Nos últimos anos, algumas outras lojas criaram um lar na Main Street e complementaram tremendamente o cenário de lojas externas de Bishop: confira a Mammoth Gear ao lado da Wilson's, uma loja de equipamentos externos em consignação com ótimas ofertas em equipamentos novos e usados ; Do outro lado da rua, você encontrará Sage to Summit, voltado principalmente para corredores de montanha, mas com uma variedade de itens muito atenciosa.

O acampamento é onipresente na área de Bishop, com The Pit sendo o principal acampamento do alpinista. O acampamento não é muito, como o nome sugere, mas tem banheiros e é difícil reclamar por apenas US $ 2 por veículo por noite (embora a vista das montanhas seja bastante espetacular). Existem outras opções de camping, basta perguntar a um dos escaladores locais que veio e se esqueceu de sair.

De manhã, quando o calor do sol te tira do saco de dormir e o ar fresco da manhã desperta seus sentidos, pule o café no acampamento e vá para a cidade para comprar doces frescos, um sanduíche farto de café da manhã e uma xícara de café torrado localmente . A Padaria Great Basin tem croissants que até os franceses mais orgulhosos aprovam com entusiasmo (eu verifiquei), bem como bagels, assados, sanduíches e sopas excelentes. Schat’s Bakkerÿ é um alpinista de longa data, com ótimos danishes e outros produtos assados. Para um início tranquilo de manhã e para entrar na cena de escalada local, confira o Black Sheep Espresso Bar na Main Street. Finalmente, à medida que os dias encurtam e o frio da noite se instala, o Looney Bean é um bom local para pôr em dia o seu blog, ou apenas desfrutar do excelente ambiente interno.

Assista o vídeo: Alpinista suíço quebra recorde