Notas do trem noturno

Minha avó me ligou na noite anterior à minha partida.

“Por favor, não pegue o trem noturno”, disse ela. Eu disse a ela que sim.

Posteriormente, ela me enviou um e-mail: “Meu amor, sei que falamos sobre o trem noturno. Se você fizer isso, e eu sei que você vai - porque você anseia por aventura, talvez até mais do que eu - siga meu conselho: tranque sua mochila no teto, mantenha seu passaporte em suas calças e, Carly, não se esqueça de olhar fora da janela."

Viena ➤ Roma

Passei as primeiras quatro horas do trem para Roma sozinho em minha couchette, olhando pela janela o sol se pondo sobre os Alpes austríacos. Eu me atualizei na última semana de minha viagem, rabiscando em um caderno de couro marrom que comprei de um vendedor fora do Naschmarkt. Minha fechadura foi abandonada em algum lugar no albergue perto da Ringstrasse, então eu dormi em cima da minha mochila, com meu passaporte dobrado contra o frio da minha barriga.

Antes da meia-noite, caminhei com as pernas doloridas e trêmulas até o vagão-restaurante. Fileiras de cabines de couro rachado estavam todas vazias, então comi em silêncio uma travessa de queijo frio com castanhas de caju salgadas, damascos secos e uma taça de vinho tinto azedo.

Quando voltei para a cabana, um menino magro com uma camisa de futebol, com cabelo pegajoso e amendoado, estava sentado na cama em frente à minha, lendo. Eu vi a capa - Kerouac, é claro, em italiano.

“Ciao,” eu disse, com um sorriso modesto. “Io studiato em Fierenze. Inoltre, mi piace Jack Kerouac. ” Eu fiquei vermelho.

Ele me divertiu por um tempo, ignorando meus erros gramaticais desajeitados e pedidos intermináveis ​​de vocabulário. "Come si dice ...?"

Por fim, meu italiano limitado secou e a coragem do vinho se desvaneceu. Fingi cansaço, fechei os olhos suavemente e virei a cabeça na direção da parede do trem, deixei o menino de Bolonha voltar ao livro.

Acordei cambaleando com um trem parado, com sua mão calejada apoiada na minha. Ele estava agachado, tão perto que eu podia sentir sua respiração na ponta do meu nariz.

"Ciao, bella", ele sorriu, e com isso, ele saiu.

Split ➤ Budapeste

Meus ombros estavam queimados, minhas bochechas sardentas de semanas sob o forte sol croata. Eu tinha pulado a ilha da festa de Hvar para a pitoresca Vis, de um festival de música na Praia de Zrce para fazer windsurf nas águas ultramarinas de Bol. Minhas costas e barriga, abraçadas por minha mochila de 62 L, ficaram encharcadas de sal desde a caminhada de um quilômetro até a estação. Desamarrando e desembaraçando as várias bolsas e maiôs molhados pendurados em minha mochila, sentei-me contra o frio da parede de cimento, esperando o trem chegar.

Comi um börek de espinafre e queijo rapidamente, limpando a gordura da massa filo em uma pequena toalha de viagem que provou ser minha companheira mais valiosa. O trem para Budapeste finalmente chegou, quase sempre no horário. Semi descalço e com nós, rapidamente encontrei uma cabine vazia para reclinar no frio do ar condicionado. Haveria horas para ler os livros que eu adiei, a escrita que não fiz, então fechei meus olhos por um momento enquanto os passageiros restantes entravam no trem.

De repente, a porta de vidro do meu compartimento se abriu para os gritos das meninas em shorts cortados e vários tops cortados em estilo neon.

"CARLY!" eles gritavam com seus ritmos sotaques ingleses.

Era óbvio que eu era a única jovem americana na estação, nervosa para embarcar no trem noturno.

Eu já havia conhecido as meninas em um albergue em Hvar, onde transformamos nosso pequeno dormitório em um covil de conversa de garotas e aplicação de maquiagem, rolando no chão com histórias de bêbadas passadas no Carpe Diem, o infame clube de praia de cinco - um minuto de táxi aquático fora da ilha. Peguei emprestado seu alisador de cabelo, e eles riram das histórias dos homens ecléticos que conheci viajando sozinhos pela Europa Oriental.

Naquela noite no trem, reclinamos nossos assentos até que eles se unissem, criando uma cama enorme para nos espalharmos, as pernas entrelaçadas. Nós lemos Cosmo UK revistas, comeu batatas fritas com sabores estranhos como coquetel de camarão e curry - aparentemente muito popular na Grã-Bretanha - empanturrou-se de doces Haribo e chocolates Cadbury. Os passageiros que passavam espiaram pelo lençol rosa arenoso que penduramos na porta de nossa cabana para encontrar uma festa do pijama à moda antiga em andamento.

Meses depois, de volta a casa em Nova York, recebi um pacote das meninas carregado de salgadinhos e chocolates: “Para sua próxima festa no trem noturno! Xx, suas garotas britânicas. ”

Delhi ➤ Amritsar

O trem de Delhi para Amritsar era diferente; era aquele sobre o qual minha avó havia me avisado. Massas pegajosas se arrastavam para frente e para trás na plataforma estreita, uma galinha cruzava freneticamente os trilhos do trem. Eu fiquei na fila para pegar minha passagem ao lado de um touro letargicamente esperando por seu dono, e sentei-me dentro da estação no chão, ao lado de uma jovem família comendo samosas. Recebi olhares curiosos de grupos de indianos - era óbvio que eu era a única jovem americana na estação, nervosa para embarcar no trem noturno.

Sorri para a mãe da família sentada perto de mim, e ela me chamou para ela. Deslizei minhas malas e disse olá. Ela balançou a cabeça e sorriu. Não havia linguagem mútua a ser falada, exceto sua oferta de uma samosa de batata e ervilha verde, ainda quente. Eu aceitei prontamente. Sem nenhum aviso, as buzinas começaram a soar, com anúncios abafados. Caos enquanto as massas de passageiros que esperavam se aglomeravam do lado de fora em direção ao trem que chegava. Avistei o jovem austríaco mochileiro que tinha visto na fila da bilheteria e entrei atrás dele, seguindo-o até a primeira cabine à direita.

Sentamos e sorrimos um para o outro, ligeiramente aliviados por encontrar familiaridade um no outro. Logo depois, a porta da cabana se abriu e três homens sikhs em turbantes entraram silenciosamente. Quando o trem saiu da estação, eles começaram a conversar, casualmente, olhando curiosamente para nós dois do outro lado da cabine. Jantamos daal e chapatti, e o austríaco adormeceu rapidamente. Um dos três homens enfiou a mão na bolsa, enquanto eu procurava algo na minha para me manter ocupada. Do fundo do bolso lateral, ele tirou cautelosamente um novo baralho de cartas e os índios começaram a jogar.

Olhando para cima, sorri abertamente e perguntei hesitante (sem saber se eles falavam inglês, sem saber se eles queriam falar comigo), "Todos vocês sabem jogar gim?"

"Claro!" eles riram da minha clara apreensão.

Passamos as horas seguintes jogando cartas naquele trem noturno para Amritsar. Fiquei sabendo que eram funcionários do governo do Punjab e que eram melhores nas cartas do que eu. Eles falaram comigo sobre o sagrado Templo Dourado e suas famílias em Delhi. Cada um estava curioso sobre o que eu estava fazendo viajando sozinho na Índia e me fez perguntas com um prazer cético. A viagem de trem passou rapidamente, e logo estávamos desembarcando sob a luz fraca da estação de Amritsar.

Na manhã seguinte, ao nascer do sol, visitei o Templo Dourado. Observei o sol nascer sobre o prédio, refletido na água abaixo. Ouvi os cantos sikhs e me senti grato - por meu avô me ensinando gim, conversa de garotas, samosas, por amor sem linguagem, por paredes de concreto legais e touros reclinados, pela oportunidade de ver o mundo e aprender sua variedade, e acima de tudo - para o trem noturno.