Na cimeira de Makalu

Não sou um montanhista, nem pretendo ser - há muito drama e morte envolvidos. Entrei para esse circo alpinista há alguns anos e só recentemente comecei a entender as consequências. No entanto, sou irresistivelmente atraído para mais uma tentativa, mais uma montanha.

Vim ao Nepal pela primeira vez em 1991. Fizemos uma jornada de um mês até o acampamento-base de Makalu. Lembro-me de ter pensado na época que seria completamente insano subir ainda mais.

Avançando para a última primavera de 2013 - afivelado em um helicóptero com outros cinco, nós disparamos pelo Vale Arun enevoado. Cercados de ambos os lados por penhascos impossíveis e afiados, descemos até Yangri Kharka, uma cidade de uma cabana com algumas galinhas e ainda menos ovos. O ar frio sopra em você no segundo que você desembarca, uma dor de cabeça terrível o atinge algumas horas depois. Nós nos amontoamos em uma sala cheia de fumaça, brincando sobre as infinitas variedades de dal bhat que podemos esperar. Estamos todos aqui por motivos diferentes, exceto um: cada um de nós quer chegar ao cume do Makalu, 8.485 metros acima do nível do mar, a quinta montanha mais alta do mundo. Além disso, acho que a maioria está procurando desbloquear algo dentro, para alcançar um campo de jogo mais elevado na vida. Não posso explicar exatamente o porquê, mas sei que tenho que chegar ao topo.

Realizando pujaa no acampamento base avançado.

Poucos dias depois de chegar ao acampamento base avançado (ABC), alguns de nós caminhamos solenemente ao redor da paisagem lunar desolada, contemplando memoriais de alpinistas caídos. Placas e topos de barris de lata são gravados com datas e nomes daqueles que nunca voltaram. Uma lâmina de helicóptero mutilada, outro símbolo de desastre, jaz desanimada no chão. Pessoas morrem aqui, mais do que eu gostaria de pensar. Deve haver um sinal com duas setas, uma apontando para cima com a etiqueta “MORTE” e a outra apontando para baixo com a etiqueta “VIDA”. Cada um de nós sabe que existe uma chance de não conseguirmos voltar. Ninguém além de mim afirma ter uma dor de cabeça ... sim, certo. Acho que ninguém está com medo do que estamos prestes a entrar também. Histórias de morte e desventuras se infiltram em nossas conversas durante o jantar como convidados indesejados. Você já teria que estar morto para não sentir o medo.

Em algum ponto, a morte rasteja silenciosamente sobre seu ombro e espera para estender a mão e envolver seus tentáculos frios em torno de você como um monstro do fundo do mar. Você sente isso a cada momento, esperando sua hora. Não se preocupe, a morte é paciente. A morte vai esperar - tem todo o tempo do mundo.

E parece que você também. Muito tempo sozinho com seus pensamentos que continuam girando e girando como um cata-vento em um vendaval. Um primo distante, a dúvida se infiltra em sua mente, assombrando a ambição. Você não pode se esconder e deve enfrentar os dois ou eles destruirão sua determinação.

Venda de livros em maior altitude no mundo pelo autor.

Estou acostumado a um estilo de vida solitário. Os últimos 20 anos da minha vida foram passados, intermitentemente, no mar, trabalhando em tudo, desde barcos de pesca comercial no Alasca a iates à vela de luxo no Caribe. Estou acostumado com os dias contínuos sozinho, a monotonia das longas viagens, o jogo sem fim de "se apressar" e "aguardar". Na maioria das vezes, é só você e seus pensamentos, assim como aqui.

O clima é tão importante. Os marinheiros gastam tanto, senão mais tempo vasculhando dados meteorológicos quanto os montanhistas, cruzando referências e checando o máximo de fontes possível antes de tomar a decisão final de partir para o mar Assim que você soltar as cordas e navegar na água azul profunda, você estará à mercê do clima. O mesmo acontece no momento em que você deixa o acampamento base e se dirige para um terreno mais alto. Se uma tempestade cair, você está nele, para melhor ou para pior. Às vezes parece que você foi pego por uma violenta tempestade marítima, picos e gelo transformados em enormes ondas congeladas prestes a cair sobre você.

A primeira tentativa de cúpula começou a ficar em forma de pêra no momento em que deixamos o acampamento um. Partindo tarde demais com o tempo piorando, muitos de nós não chegamos a Makalu La até tarde da noite em rajadas de neve e ventos fortes. Além da exaustão, descobrimos que os sherpas trouxeram apenas três tendas para toda a expedição. Seis de nós tivemos que amontoar-se em cada barraca de três homens. Dormindo em cima do outro, consegui espremer algumas horas de sono, passando pelos corpos se contorcendo, catarro e ventos fortes.

Senti que alguns dos sherpas não tinham intenção de ir mais longe. Frases artificiais em inglês como “Muito vento, sem chance” e “Muito cedo, corda insuficiente” flutuavam entre as tendas como maus presságios. Quem poderia culpá-los quando seus magros salários mal cobriam as despesas da família em casa? Mesmo assim, colocamos nossos faróis dianteiros e marchamos para os longos raios da noite. Quase todo mundo usava máscaras de oxigênio, imediatamente isoladas em outro mundo como se estivesse mergulhando. Tão alto, não importa quantos Sherpas ou quantas garrafas de oxigênio você os carrega - no final, você está sozinho. Se você começar a pensar que alguém virá em seu socorro, há grandes chances de haver uma placa na ABC com seu nome no próximo ano.

Gelo negro em cima de neve fresca, uma combinação mortal, nos forçou a voltar naquela noite. Na manhã seguinte, alguns membros decidiram desistir. Pesei a possibilidade, mas depois de algumas horas de semi-sono reconsiderei. Seriam quatro alpinistas junto com alguns sherpas. Partimos no céu ensolarado da tarde e com vento fraco. A previsão do tempo era favorável no momento. Quando o céu escureceu, alcançamos a primeira parede de gelo. Fomos o primeiro grupo a subir a montanha na temporada e não tínhamos ideia de quanta corda ainda estava intacta de expedições anteriores ... uma grande aposta.

O Sr. Liu veio atrás de mim com um bastão de esqui em cada mão. "Onde está seu machado de gelo?" Eu perguntei. “Não trouxe - não precisa.” Eu implorei para discordar, mas não havia nada que ele pudesse fazer sobre isso agora. Horas se passaram enquanto os sherpas tentavam localizar a rota e consertar as primeiras cordas. Cavei uma trincheira na neve e esperei ... e esperei. Eu estava tendo um mau pressentimento. Havia muito dinheiro na mesa com apenas um par de Jokers para mostrar. Eles estavam demorando horas para consertar o primeiro passo e não tínhamos ideia do que estava por vir. Finalmente, comecei a seguir as pegadas de volta e deixei minhas cartas na mesa. Foi isso? Eu teria outra chance de jogar os dados?

Chegando ao acampamento III para um breve descanso.

Na manhã seguinte, espancado e preso por três dias a 7.400 metros, parti para o ABC com meu Sherpa. Sem energia sobrando, eu desci a montanha, escorregando e deslizando enquanto descia. Meu sherpa corria cada vez mais à frente, em linha reta para o prato quente de dal bhat que o esperava na barraca da cozinha. Completamente esgotado no Acampamento Um, sem Sherpa, decidi passar a noite lá sozinho quando o anoitecer caiu. Isso não teria sido um problema se eu tivesse um isqueiro. Não isqueiro significava sem comida e, mais importante, sem água. Salivei enquanto olhava ansiosamente para os últimos pedaços de gelo restantes na minha garrafa de água, amaldiçoando meu Sherpa e esperando que amanhã fosse um dia melhor. Coisas pequenas e simples se tornam vitais em grandes altitudes.

Completamente desidratado, cambaleei em um solene ABC na manhã seguinte. Liu estava morto. Os dois escaladores e os sherpas que chegaram ao topo voltaram no final da tarde, mas seus rostos sombrios desmentiram o triunfo. Todos comeram em silêncio. Liu estava morto, outra vida engolida por Makalu, nada mais precisava ser dito. Esse era o custo que cada um de nós sabia que teria que ser pago. A decisão foi tomada naquela noite para puxar o plugue. Todo mundo iria embora ... exceto eu. Eu tinha negócios pendentes com esta montanha.

Agora havia outros campos também, membros variando de filhos e filhas exorbitantemente ricos de socialites indianas que ostentavam sherpas extras e um suprimento infinito de oxigênio para solistas estrelas do rock e antigos professores esotéricos japoneses. Um acampamento estava repleto de oradores públicos, ou "motivadores" - dizia o mesmo no cartão de visita chamativo de cada um, logo abaixo de "Everest Summiteer". Engraçado como todo mundo entra no ramo da motivação depois de chegar ao topo do Everest. Acho que ajuda a cobrir suas contas de montanhismo.

Os dias se transformaram em semanas enquanto a corrente de jato pairava sobre o cume como uma mãe preocupada, recusando-se a se soltar. As disputas eclodiram entre os campos à medida que os egos explodiam e o tempo passava. Logo a monção começaria - uma vez que isso acontecesse, todas as apostas estavam canceladas. Escalei para cima e para baixo em acampamentos mais altos, reduzindo minutos, depois horas fora de meus tempos originais, conforme meu corpo se tornava mais aclimatado. O tédio se instalou enquanto pilhas de livros e conversas se exauriam. Nada para fazer. Café da manhã para almoçar para jantar para dormir ... faça de novo. O tempo ... de alguma forma ... às vezes ... parou.

E então chegou o dia. Eu estava pronto ... ou assim pensei. Eu tinha trocado meu sherpa original por outro que favorecia meu bem-estar em vez de um prato quente de dal bhat. O Dawa mais velho e estóico parecia um marinheiro envelhecido que já vira muitas tempestades. Ele era todo profissional e dizia apenas 20 ou mais palavras por dia, mas cada uma contava. Se as coisas ficassem complicadas, você sabia que de alguma forma ele estaria lá, que iria te tirar de lá. Mas quem eu estava enganando? Com ou sem ele, eu estava sozinho quando se tratava de tudo.

Enquanto subíamos Makalu La uma última vez, passamos pela vanguarda que havia tentado o cume alguns dias antes. Alguns conseguiram, a maioria não. Relatórios conflitantes de má coordenação e falha em trazer corda suficiente escorriam montanha abaixo com cada corpo que passava. Fomos o último grupo a ir, os últimos a ter uma chance pelo título.

Marchando acima do Couloir francês.

Dawa e eu armamos nossa barraca 100 metros acima dos outros. Partiríamos logo depois da meia-noite. Depois de engolir uma última xícara de chá e um pouco de macarrão, cavei meu casulo térmico e tentei acalmar meus nervos, tomando um Ambien para uma boa medida. Era isso ... o empurrão final.

Horas depois, Dawa sussurrou contra mim e acendeu o fogão. Nada como uma xícara quente de chá de manteiga e um pouco tsampa antes de sair para uma noite de -40 C ... eca! Levou tudo o que tinha para não vomitar. A altitude diminui o apetite e torna-se difícil comer, causando náuseas semelhantes a enjôo. Levou tudo o que eu tinha para engolir alimentos e bebidas que eu considerava desagradáveis, mesmo nas melhores condições. Mesmo assim, Dawa afirmou que me daria o impulso de que eu precisava para chegar ao topo, e eu não estava prestes a questionar seus três picos anteriores.

Luzes piscaram no acampamento abaixo. Dawa e eu calçamos nossas botas, preparamos nosso equipamento. Enquanto ajustávamos nossos crampons, as luzes se aproximaram. Apenas dois faróis ... dois não vinham. “Um deles está doente. Vamos fazer isso!" gritou Sebastiano com seu forte sotaque italiano. Agora não era hora de perder tempo. Navegando pela primeira parede de gelo, Sebastiano se dobrou abruptamente. Seu sherpa ficou preocupado. “Eu também acho que estou fora. Vá em frente, vamos tentar recuperar o atraso. ” Avançamos com dificuldade, voltando algumas vezes para ver os faróis escurecerem.

Agora éramos apenas dois. A dúvida se infiltrou em minha mente. Não há tempo para pensar agora, basta subir aquela montanha. Ao amanhecer, mudei-me para o lado para tirar algumas fotos. De repente, o chão caiu debaixo de mim e eu estava com o peito afundado em uma fenda. Eu me sentei em solo firme com a ajuda de Dawa enquanto ele me repreendia, vagamente percebendo que minha vida poderia ter acabado momentos antes. Isso é tudo o que é necessário aqui, um movimento em falso. Eu podia sentir a morte por perto estalando seus lábios. Não se preocupe, isso vai esperar.

Durante a escalada, você tem que saber desligar a dor e ir para outro lugar. Eu mergulhei fundo nas memórias e viajei no tempo. Histórias de infância cômicas continuavam passando pela minha cabeça enquanto eu sorria e ria para mim mesma. Você também precisa aprender a quebrar as coisas em um milhão de pequenos pedaços. Se você pensar em ir direto para o topo, ficará confuso. Corte as coisas em pequenos passos. Prenda a próxima corda, chegue ao topo da próxima crista, verifique a próxima âncora de gelo ... passos de bebê. Às vezes você tem que descer ainda mais em micro-incrementos, como abrir uma barra de chocolate ou trocar a bateria da câmera ... ou respirar. Não posso esquecer isso. Qualquer coisa além desse nível pode ser assustador.

O vento aumentou continuamente enquanto Dawa e eu avançávamos sobre o Couloir francês. Foi aqui que a maioria dos outros voltou. Parecia que estávamos chegando perto, mas onde diabos ficava o cume? Como se estivesse lendo minha mente, Dawa apontou para um pico branco à distância. Uma nova onda de energia passou por mim. Eu tive um visual. Tudo se tornou mecânico. Passos de bebê ... continue andando ... pare de pensar ... continue andando.

Aproximar-se do cume é digno de todos os obstáculos enfrentados antes.

Arrastei-me até o lance final, machado de gelo na mão, para encontrar Dawa encolhida contra os ventos fortes. “Temos que sair - estou cego pela neve!” ele chorou. “Hunchha, ek queixo!“Depois de alguns instantâneos rápidos, nós nos reagrupamos e recuamos. Foi isso, meses de treinamento e planejamento culminaram em alguns minutos de glória. As incontáveis ​​horas de preparação, o medo e a dor incessantes, mesmo que apenas para tocar o céu por um momento.

Eu olho para aquelas fotos agora e ainda não consigo acreditar que cheguei ao topo. Dois pequenos fragmentos de destroços que conseguiram atravessar um oceano violento e congelado e voltar. Ler sobre todos os desastres de montanhismo que aconteceram desde então me fez perceber o quão frágeis somos nesses lugares mortais a que não pertencemos, mas sei que voltarei. Não sei explicar exatamente por que, mas voltarei.

Nota do editor: o romance de estreia de Abramczyk, 'Samsara', é uma obra de ficção ambientada no Himalaia. David está agora escrevendo seu segundo romance, também baseado no Nepal. Visite davidabramczyk.com para obter mais informações.

Assista o vídeo: Cimeira de solidariedade, SADC insta Marrocos a desanexar o tettitório Saharaui