Koh Rong: a última festa real no sudeste da Ásia

O Sudeste Asiático dificilmente é a fronteira final quando se trata de mochila. Ônibus feitos sob medida para turistas estrangeiros alinham-se em todas as esquinas de Bangkok; a tubulação da Nam Song no Laos termina com lojas de presentes; panquecas e espaguete são onipresentes mesmo na Birmânia.

Quando fui pela primeira vez a Koh Phangan em 2013, estava esperando por isso - apenas alguns dias no sudeste da Ásia e você rapidamente aprenderá sobre a reputação de Koh Phangan como o lugar ideal para agitação e felicidade fabricadas. Não foi como se não tivéssemos nos divertido, mas os dias de A praia estavam muito, muito longe. Parecia mais uma festa de fraternidade do que uma aventura underground.

Meu parceiro Ryan e eu passamos nosso tempo em Koh Phangan com um casal alemão com quem passamos cerca de dois meses na Índia no ano anterior - hippies adoráveis, rudes e extremamente inteligentes a quem eu confiaria vida, já que com eles compartilhei a experiência mais traumática da minha vida. Quando eles nos disseram que faríamos bem para chegar a Koh Rong, Camboja, o mais rápido possível, sabíamos que era algo que precisaríamos reorganizar nossos (muito vagos) planos de viagem.

Nós chegamos em Sihanoukville em um ônibus noturno de Siam Reap. O cheiro de água salgada e areia estava misturado com vestígios de escapamento de moto e comida de rua, e fomos conduzidos ao Centro de Mergulho de Koh Rong - o único lugar, disseram-nos, que poderíamos reservar uma passagem em uma balsa para a ilha (o que na verdade não é verdade). Como Simon e Isa descreveram Koh Rong como um dos últimos lugares verdadeiramente selvagens da Terra, ficamos surpresos com a máquina bem oleada que parecia ser o processo de chegar lá. Duas balsas saíam de Sihanoukville todos os dias para fazer a viagem de duas horas e meia até a ilha.

Chegamos um pouco antes do pôr do sol e, apesar de nossas dúvidas em Sihanoukville, levamos apenas alguns minutos após nossa chegada para perceber que Simon e Isa estavam certos.

Koh Rong é uma ilha do tamanho de Hong Kong, com 28 praias que circundam uma confusão selvagem de selva virgem. A praia principal onde a balsa nos deixou é o lar de Koh Toch, um vilarejo estabelecido há cerca de 25 anos. Os moradores locais tradicionalmente ganhavam a vida como pescadores em escaleres cambojanos pintados em cores vivas e, fosse o sol ou as ondas, ou a feliz abundância de peixes nas águas ricas, essas foram algumas das pessoas mais amigáveis ​​que já conhecemos. Era comum ser convidado para um jantar tradicional de arroz e peixe salgado seco com uma família Khmer. Em Koh Phangan, ser convidado a sentar-se para jantar com um morador local - ou ser convidado a segurar seu bebê ou brincar com seus filhos ou tomar uma cerveja local quente e aguada com um grupo de velhos jogando cartas - é algo inédito. Não é como se a Tailândia não tivesse uma cultura autêntica ... mas o país, especialmente suas ilhas, foi inundado com turismo estrangeiro por tanto tempo que é muito mais difícil estabelecer conexões sinceras do que em Koh Rong.

Olhando para a praia, o vilarejo está situado à esquerda do píer da comunidade, à direita, em sua maioria pousadas de propriedade estrangeira. Ir para a esquerda significava estar no Camboja apropriado: telhados de palha, metal enferrujado, galinhas caipiras, barcos mais velhos que minha mãe sendo reformados 24 horas por dia, 7 dias por semana, por velhos com mãos nodosas. Ir para a direita significava uma praia paradisíaca intocada, com água tão clara como cristal e areia tão branca quanto a neve. Parece clichê, mas é isso que o clichê pretende descrever. Eu não teria acreditado em como a areia branca pode ser ou como o oceano é cristalino até chegar a Koh Rong.

Sempre em busca de aventuras fora do comum, Ryan e eu decidimos passar nossas primeiras cinco noites em Long Beach, uma faixa de 7 km do outro lado da ilha, através da selva. Amarramos nossas redes com mosquiteiros entre duas árvores de praia desgrenhadas e corremos jogando Robinson Crusoe naquela época, pegando caranguejos em galhos de madeira flutuante, cozinhando macarrão instantâneo em nosso pequeno fogão de acampamento. Estávamos realizando nossas fantasias de infância separadas, mas semelhantes, de viver em uma ilha deserta, e foram alguns dos dias mais fantásticos que já passamos.

Quando atravessamos de volta para a praia de Koh Toch, percebemos que não partiríamos tão cedo. Em 2013, havia cerca de 20 pousadas na praia, e a eletricidade funcionava de forma confiável apenas entre cerca de 17h e meia-noite. Passávamos nossos dias passando preguiçosamente em bares na ponta turística da praia ou brincando com crianças em Koh Toch. As noites de Koh Phangan em Long Island, baldes de chá gelado, EDM pré-embalado e cápsulas de MDMA de baixa qualidade, não existiam. Este foi um real Festa A real busca de prazer; os viajantes passavam as noites girando poi, tocando violão, trocando histórias, cantando à luz de velas. Não me interpretem mal - nós bebemos. Muito. E não é como se não tivéssemos alto-falantes que tocassem música de dança alta ou passassem o tempo até as primeiras horas da manhã dançando na praia e nadando pelado com o fitoplâncton.

Mas este era um negócio de prazer. Não sendo fodido.

Em 2014, muito disso mudou. A maior parte é boa - os Amigos de Koh Rong (fundado e administrado por mais de um ano pelas incrivelmente talentosas e determinadas Kelly, Fran, Jacki e Eliza) renovaram a escola na selva. Jacki e Eliza recentemente se mudaram, mas Kelly e Fran, com a ajuda de Bun Te, um homem meio vietnamita, meio cambojano que vive na ilha há pouco mais de três anos, e voluntários de longa data que podem se dedicar seis meses ou mais, agora dá várias aulas de inglês diferentes. A FOKR também está envolvida no desenvolvimento comunitário e na conscientização ambiental. Agora, há placas em todas as casas de hóspedes que lembram as pessoas de que a água que usam para tomar banho é "água potável da população local" e para manter seus chuveiros curtos. Moradores que costumavam ganhar US $ 60 por mês agora faturam mais de US $ 600. A barraca de macarrão do Sr. Run (realmente, a melhor sopa de macarrão Khmer que você já experimentou) expandiu seu menu; o que costumava ser uma pequena barraca de aldeia agora é um restaurante movimentado.

Koh Rong ainda é a última festa autêntica no sudeste da Ásia, mas também é uma indicação do que o desenvolvimento não regulamentado e irrestrito e um fluxo descontrolado de turismo podem fazer a um lugar.

Acontece que em 2014 Koh Rong é menos uma vila que passa a estar em uma praia paradisíaca, e mais uma praia paradisíaca que passa a ser o lar de uma vila. Isso, é claro, se deve ao afluxo de turismo. Havia cerca de 300 turistas na ilha em qualquer época do ano; agora são mais de 700. Embora a maioria das pessoas que passam por ali ainda sejam conscienciosas, há muito mais camisetas de neon do que no ano passado. Existem festas de lua cheia. Com eles, é claro, vêm os bebedores de baldes e hinos de "jogar as mãos para o alto". Já ouvi pessoas entrarem em bares e pedirem MDMA - apenas para ouvirem, em termos inequívocos, para dar meia-volta e pegar um barco de volta para Koh Phangan. Há mais mulheres estrangeiras usando biquínis na vila do que no ano passado (uma coisa verdadeiramente desrespeitosa na cultura Khmer), mais homens estrangeiros que não conseguem segurar sua bebida caindo na areia por volta das 15h. Um incêndio no início deste ano, provocado por dois viajantes (supostamente bêbados, fumando na cama) destruiu dois negócios e quase destruiu mais um.

Enquanto a verdadeira festa - a busca do verdadeiro prazer - termina, o de outros a festa está apenas começando.

Se você já viajou pelo sudeste da Ásia, já ouviu as pessoas reclamarem sobre "como mudou, como usava ser estar." Eu não quero ser uma dessas pessoas. Ainda é o paraíso. Você ainda pode flutuar de costas sob um enorme céu equatorial e se surpreender com o plâncton brilhante lavando sua pele. Os aldeões ainda irão convidá-lo para jantar - se você gastar tempo e esforço para se aventurar do lado oeste do cais. Você ainda pode ter uma brincadeira significativa em Long Beach. Você ainda pode formar conexões reais com as crianças e se deliciar com uma das melhores sopas de macarrão do Mr. Run's. Você ainda encontrará alguns dos viajantes mais especiais, interessantes, gentis, inteligentes e honestos que pode encontrar em qualquer lugar do mundo.

Mas está mudando. Rápido.

Koh Rong ainda é a última festa autêntica no Sudeste Asiático, mas também é uma indicação do que o desenvolvimento não regulamentado e irrestrito e um fluxo descontrolado de turismo podem fazer por um lugar em desenvolvimento. Ryan e eu convencemos dois de nossos melhores amigos de Nova York a virem se juntar a nós para um breve período em 2014, e embora eles tenham ficado surpresos com a quantidade de pessoas que estavam lá, eles ainda estavam impressionados com a crueza da ilha. Passamos por charros e rimos do fitoplâncton e bebemos Koh Rong Steamers até quase não conseguirmos mais dançar em volta do fogo, e foi mágico. Com sorte, eles não serão as últimas pessoas a sentir isso.

Assista o vídeo: ULTIMATE Travel Guide to Koh Rong Somloem - Cambodias MOST BEAUTIFUL island!