7 expatriados contam-nos como marcaram a vida dos seus sonhos

EM MINHAS VIAGENS, encontrei dezenas de pessoas de todos os cantos da terra e estilos de vida que saíram de casa, nunca olharam para trás e agora não podiam imaginar suas vidas de outra maneira. Alguns tinham pós-graduação e salários de seis dígitos, outros pretendiam fazer uma mochila nas costas por alguns meses e simplesmente nunca pararam. O que todos eles têm em comum é uma crença compartilhada no poder da viagem, experiências semelhantes de dúvida enfrentadas no início e uma fé inequívoca na história que desde então começaram a viver.

Caitlin (Canadá): Bartender nas Ilhas Perhentian, Malásia

A história dela

Eu estava viajando por quatro meses antes de vir para os Perhentians. Originalmente, eu deveria passar apenas um mês na Tailândia e depois ir para a Austrália para obter meu visto de férias de trabalho de um ano, mas me apaixonei pelo Sudeste Asiático. Então, eu estava em um passeio de barco em Koh Phi Phi e um dos guias turísticos de lá disse que possui um bar em Perhentians, na Malásia. Começamos a conversar e ele perguntou o que eu estava fazendo. Eu disse a ele que era um barman de coquetéis em casa ... Eu fui para a escola estudando vinho e destilados e fazendo coquetéis, e ele apenas disse: "Bem, você quer um emprego?" Então eu disse: "Ok!"

Viajar é a coisa mais imprevisível que já fiz. Cada vez que tentava fazer um plano, algo diferente acontecia e quase sempre acabava funcionando para melhor. Claro, alguns dias são para o pior. Quer dizer, eu tive coisas roubadas, fiquei doente - essas coisas acontecem. Mas então você conhece as pessoas mais incríveis e incríveis e vive essas experiências que são incomparáveis. Muitas pessoas dizem que não têm dinheiro para viajar, mas honestamente, estou vivendo feliz aqui, provavelmente com cerca de 10-20 ringgit por dia no bolso (cerca de 3-7 dólares). E principalmente se você trabalha em algum lugar, passa a conhecer os locais, passa a fazer parte da comunidade, e economiza ainda mais dinheiro sem pagar os preços “turísticos”.

Conselho dela

Se o dinheiro é sua maior preocupação, depois de ter sua passagem de avião pronta. Você pode sobreviver facilmente com uma renda muito, muito baixa. Mesmo se você ler os livros do Lonely Planet, eles vão te dar dicas de como viver com 1.500 bilhões por dia na Tailândia (45 dólares) - todos com quem eu estava viajando se divertiam facilmente com metade disso ou menos.

Jessica (São Francisco): proprietária da Elephant Books and Coffee em Koh Lipe, Tailândia

A história dela

Estou em Koh Lipe há cerca de três anos. Vim de férias com meu amigo e, bem, nunca mais saí. As pessoas pensam que estou completamente maluco. Algumas pessoas entendem, mas ... como se meus pais ainda estivessem tipo, "Oh, querida, quando você vai se cansar disso e voltar para casa?"

Cheguei a esse ponto em que basicamente tinha o emprego dos meus sonhos e estava na minha cidade favorita no mundo inteiro, fazendo o que achava que queria fazer na agência dos meus sonhos, e isso não estava me deixando feliz, o que foi difícil realização porque eu pensei que não estava qualificado para fazer qualquer outra coisa. Era apenas algo com que eu trabalhava e trabalhava todos os dias, tentando apenas fazer isso e ser responsável e fazer o que você deveria fazer na América.

Em seguida, meu amigo e eu fomos para Isla Mujeres, no México, para o Natal. Eu estava voando de volta na véspera de Ano Novo - estava chegando em 2010 - e havia um cara muito, muito bêbado atrás de mim e ele não parava de balbuciar, "Uma década, uma década, o milênio, uma década", e assim por diante como se passaram 10 anos desde o milênio. Ao ouvi-lo, quase tive um ataque de pânico no avião, surtei totalmente. Ele estava certo - como isso aconteceu? O tempo estava passando tão rápido. Eu tinha 37 anos na época e percebi que não estava muito satisfeito com a minha vida, fazendo o que estava fazendo. Então eu decidi naquele momento que iria largar meu emprego e viajar por um ano. Para ser honesto, na verdade levei cerca de oito meses para me convencer disso ... Fiquei pensando "Não, não, você não é tão louco." Eu sempre tive que criar coragem para pedir demissão. Então eu fiz.

Conselho dela

Meu melhor conselho é para quem está se sentindo assim, apenas não se convença do contrário. O que você estaria fazendo de outra forma? E não precisa ser este "ano sabático" para os jovens de 20 e poucos anos que querem viajar pelo mundo antes de se estabelecerem. Eu conheci tantas pessoas da minha idade que fizeram a mesma coisa, ou estão viajando com suas famílias, pessoas que só queriam ver algo novo.

Dan e Mark (Austrália): Instrutores de mergulho na França e Grécia

A história deles

Estávamos trabalhando na Austrália em pequenos iates, levando mochileiros pelas Whitsundays. Sempre quisemos fazer nosso curso de instrutor de mergulho, mas não podíamos pagar, então fomos para a França para trabalhar com superiates. Alguns anos depois, tínhamos o dinheiro, então deixamos nossos empregos e fomos para a Tailândia para concluir nossos cursos de mergulho (e ter um longo flashpack de férias pela Tailândia).

O Dive Master em Koh Tao é muito divertido. Você meio que estrutura o seu curso do jeito que você quer e para a certificação de instrutor, foi um pouco mais intenso, mas nós superamos e claro que tem uma grande festa depois. Koh Tao é a maior ilha de mergulho do mundo: ela destrói mais profissionais de mergulho do que em qualquer outro lugar do mundo e, dessa forma, se você quer se tornar um profissional de mergulho, está trabalhando com centenas de pessoas se qualificando todos os dias. E nós fizemos nossos cursos de mergulho livre na Indonésia antes mesmo de vir para Koh Tao - o que significa apenas nadadeiras, uma máscara e uma respiração.

O conselho deles

Honestamente, você só precisa ser flexível. Se você não pode pagar para viajar ou fazer o que deseja, mude algo para que você possa. E esteja aberto a oportunidades, você realmente nunca sabe quem vai encontrar ou o que pode acontecer. As pessoas que conhecemos na Tailândia são simplesmente incríveis. Todo mundo é incrível. E foi uma época épica.

Steve (Reino Unido): Backpacker por 18 meses e contando

História dele

Infelizmente, me formei durante a recessão. Estudei geografia física e, bem, a maioria dos trabalhos de geografia são financiados pelo governo e eles cortaram imediatamente. Então eu consegui um trabalho de mesa em um banco, fiz isso por um ano e meio, odiei ... Eu me interesso muito pelo meio ambiente, pela natureza - as colinas, cavernas, os arrozais, o clima - e então eu queria vá ver. Tudo isso. Então, pedi demissão, reservei um voo para Las Vegas e, desde então, estou viajando.

Seu conselho

O que me motiva a continuar é uma combinação das pessoas que você conhece e as coisas que você nunca verá em casa - as maiores cavernas do mundo, situadas na beira de um vulcão ativo enquanto solta fumaça, vendo esses caras na Indonésia, que carregam 80 kg de enxofre a 5 km deste grande lago de enxofre - não consigo nem pegar 80 kg - e eles carregam nas costas com apenas um pedaço de pano sobre o rosto para se protegerem - coisas assim.

O estilo de vida de viajar é apenas abraçá-lo. Você não pode dar desculpas, você apenas tem que ir e fazer isso.

Roman (Suíça): Fundador do projeto de conversação ambiental em Koh Lipe, Tailândia

História dele

Eu trabalhava com segurança de TI e agora organizo um projeto para coletar lixo e educar as crianças sobre o meio ambiente. Também sou instrutor de mergulho e toco música - viajo com um teclado de tamanho normal.

Depois de trabalhar por cerca de cinco anos em uma empresa de segurança de dados - protegendo bancos privados suíços e grandes empresas - ficou chato, velho ... Eu sabia por dentro que precisava tentar algo novo. Então, larguei esse emprego sem nenhum plano diferente de "vamos viajar por um ano". Comprei uma passagem só de ida para Bangkok sem olhar nenhum mapa, ler nenhum guia, tomar providências. Na verdade, descobri que eu apareci diretamente no meio da temporada de monções. Todo mundo estava tipo, "O que você está fazendo?" Então eu fui para o sul para uma ilha para fazer alguns cursos de mergulho e então a próxima parada foi Koh Lipe e eu fiquei preso aqui. Minha jornada inteira terminou depois de duas ilhas.

Este ano foi minha segunda temporada de volta a Koh Lipe, e no primeiro dia em que voltei fomos todos a uma pequena praia e todos começaram a tirar fotos e eu caminhei um pouco pela praia e ela estava apenas coberta de lixo. A imagem ficou em mim. Então, alguns dias depois, comecei a conversar, a conhecer algumas pessoas locais e tentar descobrir como poderíamos ajudar em algo sem me envolver muito na política local ... e então começamos este programa. Agora realizamos um projeto de limpeza semanal que atrai dezenas de voluntários e oferecemos educação contínua às crianças locais sobre o meio ambiente e a poluição - informações que, de outra forma, não obteriam de fato.

Seu conselho

Eu acho que se viajar é algo que você pensa que quer fazer, você não pode simplesmente repetir isso em sua cabeça. Você não pode dizer a si mesmo "em alguns meses" ou "próximo ano". Você deveria largar o emprego e ir embora. Você vai descobrir que é a melhor coisa que você já fez.

Charly (Inglaterra): proprietária da Goodtime Adventures em Koh Tao, Tailândia

A história dela

Eu tinha acabado de terminar a faculdade, trabalhado por um ano em um escritório e Deus, eu odiava isso. Eu sabia que queria viajar um pouco mais e ponto final. Então, reservei uma passagem de volta ao mundo e, na metade do caminho, cheguei a Koh Tao e já havia mergulhado bastante antes e queria fazer meu curso de mergulho master, que é incrível aqui. Então eu pensei, vou ficar três semanas, fazer o meu divemaster ... e meio que foi a partir daí. Arrumei um emprego, conheci pessoas, conheci meu agora marido e então começamos nosso próprio negócio aqui há cerca de seis anos.

Conselho dela

O melhor conselho que posso dar às pessoas é viajar. Apenas faça. Você não tem que vir aqui ... vá a todos os lugares. O mundo é enorme e é tão fácil de ver hoje em dia. É fácil viajar e é seguro. Não há necessidade de ter medo, você conhecerá tantas pessoas com ideias semelhantes e aprenderá muito mais viajando. Adorei a faculdade, mas devo dizer que aprendi muito mais explorando o mundo e fazendo coisas que me assustam um pouco - me sentir vivo.

Ricky (Argélia): proprietário do Backpacker Samui Hostel em Koh Samui, Tailândia

História dele

Sou engenheiro químico de profissão e me formei na França. Quando terminei a escola, trabalhei um ano para a Clarins e depois fui trabalhar para a L'Oreal nos Estados Unidos, onde também tive a oportunidade de fazer meu MBA. Depois de quase 13 anos nos Estados Unidos, pedi demissão e vim para a Tailândia em 2009.

Eu queria ser meu próprio patrão. Especialmente quando você trabalha para uma empresa com mais de 10.000 funcionários, chegou a esse ponto em que me senti como um número, embora saiba que contribuí para alguns grandes projetos que valiam milhões e milhões, no geral, eu só queria depender de mim .

Seu conselho

Agora estou vivendo o sonho de qualquer pessoa, quero dizer, estou no paraíso! Mas, falando sério, sou uma pessoa extrovertida e sempre quis mais da vida do que o que estava fazendo. Especialmente nos Estados Unidos, muitos dos meus colegas de trabalho ou mesmo meus amigos não tiveram a chance de viajar. Você tem que sair, sair do sofá ... você tem que experimentar o mundo.

Todas as imagens do autor